Implicações do PIBID na formação inicial de professores de Matemática (PIBID and its implications to mathematics teachers initial formation)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.172Abstract
Este trabalho discute a importância e as contribuições de uma política pública voltada para a formação de professores para a educação básica, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo deste, é apresentar uma reflexão sobre as contribuições do PIBID para o crescimento profissional e pessoal dos bolsistas, bem como a importância da inserção no espaço escolar e das experiências adquiridas, para futura atuação profissional. Além disso, apresentam-se as atividades desenvolvidas no projeto “Matemática nos Anos Iniciais”, que tem por objetivo aproximar os acadêmicos desse nível de ensino, visto que este é pouco abordada nos cursos de Licenciatura em Matemática. Com este trabalho, pretende-se colaborar para o debate sobre a participação do PIBID na formação inicial de professores de Matemática e as contribuições deste para os participantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.