O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química (The role of PIBID in the initial training of chemistry teachers)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.162Keywords:
PIBID, Formação Inicial de Professores, Professor de Química.Abstract
Neste trabalho é apresentado resultados de uma investigação sobre o papel do PIBID na formação inicial de professores de Química a partir de afirmações realizadas por bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe, no campus José Aloísio de Campos. A análise de documentos dos subprojetos e relatórios do PIBID/Química possibilitou a identificação de 20 diferentes relatórios individuais de bolsistas de iniciação à docência, referentes as atividades realizadas nos anos de 2014 e 2015. A análise gerou a construção de doze categorias temáticas que representam marcas positivas deixadas pelo PIBID na formação inicial dos bolsistas. As categorias construídas foram: Aprendizagem sobre o ser professor, Conhecendo a realidade da escola e do ser professor, Construção de conhecimento, Produção/apresentação de trabalhos científicos, Construção da identidade docente, Ampliação/primeiro contato com a escola, Importância do trabalho coletivo, Formação cidadã, Integração entre teoria e prática, Melhor desempenho no curso, Motivação em ser professor, Participação em eventos científicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.