Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs)

Authors

  • Adrinelly Lemes Nogueira Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia
  • Lúcia Helena Moreira de Medeiros Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.161

Keywords:

Políticas públicas educacionais, Programas de Formação Continuada, Ensino Fundamental I

Abstract

Trata-se de um estudo a respeito da formação continuada de professoras que atuam no nível de ensino fundamental I em um município do Triângulo Mineiro. A questão norteadora é: diante de tantos programas federais de fortalecimento e apoio à formação continuada dos professores, qual a visão das professoras frente ao papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada? Fundamentamo-nos em autores como Sanfelice (2000), Dourado (2007), Freitas (2007), entre outros. Do ponto de vista teórico- metodológico baseamo-nos em Kosik (1976) recorremos à decomposição do todo. Foi realizada pesquisa de campo (seis escolas) e aplicada entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Ao categorizar os dados, destacamos: o papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada. Evidenciamos que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem fomentando diversos programas para fortalecer a formação continuada de professores, entretanto, percebemos pelas falas das professoras, que a legislação existente não tem contribuído com a efetivação de uma formação continuada significativa os motivos são: a falta de recurso financeiro e incentivo dos órgãos públicos para os professores se qualificarem e  a descontinuidade nas propostas.

Author Biographies

Adrinelly Lemes Nogueira, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP), onde atuou como bolsista no Subprojeto Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFU). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí (PPGE/UFG/Regional Jataí). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG.

Lúcia Helena Moreira de Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP

Graduada em Pedagogia pela Fundação educacional de Ituiutaba- FEIT/UEMG (1985), mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutora em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação (2009). Foi docente da Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí, de 2010 a 2013. Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP. Coordenadora do PIBID/Pedagogia, Área Alfabetização I. Membro do Nufope, Formação de Professores e Práticas Educativas e membro do GEPPOPE. Vinculada também como docente/colaboradora e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Jatai.

References

ABDALLA. Maria de Fátima Barbosa. Políticas de formação de professores: desafios e perspectivas. Collatio 11 abr-jun 2012 CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto. Disponível em: <http://hottopos.com/collat11/23-32FatAbd.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2016.

AZEVEDO, Janete M. Lins. A educação como política pública. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004 (Coleção polêmicas de nosso tempo, vol. 56).

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio curricular supervisionado como potencializador da formação do sujeito político. IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2247/593 >. Acesso em: 20 out. 2016.

BRASIL. Portaria nº - 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Disponível em: <http://download.Inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

CANÁPOLIS. LEI Nº 2545 – 2015. Plano Municipal de Educação de Canápolis.

CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho, SOUZA JÚNIOR, Hormindo Pereira. Políticas Públicas para a formação de professores: desafios atuais. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.20, n.1, p.33-46, jan./abr.2011. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/viewFile/590/673>. Acesso em 04 fev. 2016.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, João Wanderley. Educação continuada: A política da descontinuidade. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a11v2068.pdf>. Acesso em 01 fev. 2016.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1428100.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2016.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2017.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. – Brasília: UNESCO, 2011. 300 p. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf>.Acesso em: 10 fev. 2016.

HANITA, Marília Yuka. Programa Observatório da Educação e os saberes docentes de licenciandos e professores em início de carreira. 37ª Reunião Nacional da ANPED – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt08-3940.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976.

MELO, Maria Teresa Leitão de. Programas Oficiais para Formação dos Professores da Educação Básica. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a03v2068.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2016.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

NACARATO, Adair Mendes. Políticas Públicas de formação do professor na educação básica: pesquisas, programas de formação e prática. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_sessoes_especiais/se_04_adairnacarato_gt19.pdf>. Acesso em 04 fev. 2016.

PEREIRA, Viviane Carrijo Volnei. Formação continuada de professores alfabetizadores e o processo de constituição da profissão docente. Anais ­ V Congresso Ilbero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro. EIXO 3: Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares. 2016. Disponível em: < http://anpae.org.br/iberoamericano2016/eixo3.html>. Acesso em: 20 set. 2016.

RABELO, Jackline.; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes; JIMENEZ, Susana. Educação para todos e reprodução do capital. Revista Trabalho Necessário. Issn: 1808-799X, ano 7, n.9- 2009. Disponível em: <http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN09%20JIMENEZ,%20S.%20et%20al.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2016.

SANFELICE, Jose Luís. O compromisso ético e político do educador e a construção da autonomia da escola. Nuances- Vol. VI - Outubro de 2000. Conferencia realizada no III Congresso de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Presidente Prudente - Estado de São Paulo - Brasil. 1999. Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/89/102>. Acesso em: 29 jan. 2016.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco, 1990. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/>. Acesso em: 16 mai. 2015.

UNESCO. Declaração de Incheon. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002331/233137POR.pdf> Acesso em: 25 out. 2016.

Published

2017-09-13

How to Cite

Nogueira, A. L., & Medeiros, L. H. M. de. (2017). Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs). Crítica Educativa, 3(2), 63–77. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.161