Aprendizagens potencializadas por meio de novas tecnologias: uma vivência no ensino de História (Learning potentiated by means of new technologies: an experience in teaching History)

Authors

  • Elenise Oliveira Carneiro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI.
  • Vera Lucia Trennepohl Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Lidia Inês Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.147

Keywords:

História. Tecnologias. Ensino. Aprendizagens. Pibid.

Abstract

O propósito geral é refletir sobre uma experiência vivenciada no PIBID/UNIJUÍ/CAPES, pelo subprojeto da História da UNIJUÍ, numa escola do ensino fundamental, que envolveu estudos e produções na universidade. O foco é evidenciar como o uso dos recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem contribuem para potencializar a autonomia e o envolvimento dos alunos pelos estudos. A proposta pedagógica nasceu de uma demanda da escola ao PIBID UNIJUÍ, desenvolvido através de um projeto interdisciplinar que envolveu os pibidianos e os professores de uma das turmas e que considerou a recorrente pergunta dos estudantes: por que temos que estudar história, inglês, matemática...? Para tanto, além da pesquisa de sua história e da história das charqueadas no Rio Grande do Sul, os recursos tecnológicos disponíveis foram empregados como possibilidade de ampliar a pesquisa e efetuar a sistematização de aprendizagens e, por meio destas, compreender o porquê estudar história. Os resultados apontam para o significado de um planejamento interdisciplinar, de modo a buscar respostas ao problema explicitado, no caso o motivo pelo qual se estuda, no qual constatou-se que os recursos tecnológicos são potencializadores dos estudos tornando os alunos protagonistas de sua aprendizagem

Author Biographies

Elenise Oliveira Carneiro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI.

Formada em Comunicação Social. Hab.: Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduanda em História (EAD), pela mesma Universidade. Bolsista do subprojeto História PIBID/UNIJUI. elenisecarneiro@gmail.com

Vera Lucia Trennepohl, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Graduada em Licenciatura em História. Mestre em Educação nas Ciências. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Coordenadora do Programa Iniciação a Docência – PIBID, pelo subprojeto da História da UNIJUÍ. Professora do curso de História da UNIJUÍ. verart@unijui.edu.br

Lidia Inês Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Graduada em Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -  e Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência-PIBID- subprojeto Pedagogia e professora referência do PIBID na E.M.E.F Anita Garibaldi. Professora do Curso de Pedagogia da UNIJUI. lidia@unijui.edu.br

References

Referências

CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

FONSECA, Selva G. A constituição de saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o Ensino de História na Educação Básica. IN: MONTEIRO A. M., GASPARELLO, A. M., MAGALHAES, M.S.. Ensino de História Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

KARNAL, Leandro. (org.). História em sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. Ed. – São Paulo: Contexto, 2004.

MARQUES, Mario Osório. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003. (Coleção fronteiras da educação).

____. A Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.

PINSKY, Carla Bassanezi (org). Novos temas nas aulas de História - 2. Ed., São Paulo: Contexto, 2015.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2010.

TRAVERSINI, Clarisse Salete; RODRIGUES, Maria Bernadette; FREITAS, Juliana. O desafio de exercer a docência e constituir-se como aluno no projeto de docência compartilhada. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

Published

2017-09-13

How to Cite

Carneiro, E. O., Trennepohl, V. L., & Allebrandt, L. I. (2017). Aprendizagens potencializadas por meio de novas tecnologias: uma vivência no ensino de História (Learning potentiated by means of new technologies: an experience in teaching History). Crítica Educativa, 3(2), 830–843. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.147