Entre formação para a pesquisa e para a docência: relato de experiência e reflexão sobre o PIBID da Unesp/Marília (Between training for research and teaching: report of experience and reflection on PIBID of Unesp / Marília)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.136Keywords:
PIBID, formação inicial, experiência docenteAbstract
Este artigo aborda a formação inicial no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e procura analisar, principalmente, as convergências entre ensino e pesquisa. Inicia-se com questões preliminares a ser debatidas no texto. Apresenta-se o campo de formação inicial. Em seguida expõe-se brevemente particularidades do PIBID no Núcleo de Ensino (NE) de que provém o autor. Passa-se a explorar o campo de atuação profissional, em que o autor relata e reflete sobre sua experiência atual como docente. Então procura-se recapitular as convergências entre formação para a docência e para a pesquisa a partir das experiências e reflexões apresentadas. Considera-se, para finalizar o texto, a importância estratégica de formação com qualidade em todas as etapas, inicial ou continuada, de professores/as e pesquisadores/as.
References
BARBOSA, M. V.; MENDONÇA, S. G. L. Formação de professores de sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural. In: Mediações, Londrina, n. 1, v. 12, pp.: 159-176, jan.-jun., 2007.
BRASIL. Lei 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional.
CAPELLA, A. C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: Revista brasileira de informação bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 41, pp.:25-52, semestral, 1996.
DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Pueblo y Educación, 1974.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia II. São Paulo: 34, 1995a. Vol. 1.
_______. _______. São Paulo: 34, 1995b. Vol. 2.
_______. _______. São Paulo: 34, 1996. Vol. 3.
_______. _______. São Paulo: 34, 1997a. Vol. 4.
_______. _______. São Paulo: 34, 1997b. Vol. 5.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, pp.: 20-45, jul.-dez., 2006.
VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. In Psicologia USP, São Paulo, n. 4, v. 21, pp.: 681-701, 2010.
VIGOTSKII, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010. pp.: 103-118.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.