Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas (PIBID impacts on undergraduates formation: evaluation of fellows graduated in Physics, Chemistry and Biology)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.135Keywords:
PIBID, formação de professores, impactos do PIBID em cursos de licenciaturaAbstract
Este trabalho objetivou fazer o levantamento dos impactos do PIBID na formação profissional de ex-bolsistas do curso de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (Física, Química e Ciências Biológicas). Foi criado um instrumento de pesquisa baseado nos objetivos do programa. O mesmo foi disponibilizado para bolsistas egressos e ao final da pesquisa, tivemos 35 respondentes. Os resultados foram analisados usando técnicas de análise de conteúdo para classificar as respostas, confrontando-as com os objetivos propostos na criação do PIBID. Como conclusão, podemos destacar que os bolsistas egressos sinalizaram que os objetivos do programa parecem ser cumpridos na totalidade. As respostas sinalizaram que o PIBID contribuiu na formação individual e profissional da maioria dos entrevistados. Além disso, foi identificado que o PIBID ajudou a elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, inserindo os alunos no cotidiano da rede pública escolar, proporcionando-lhes oportunidades de planejar e aplicar experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares. Também verificou-se que o PIBID mobilizou docentes de escolas públicas a participarem da coformação dos licenciandos, contribuindo assim para diminuir a distância entre a teoria e a prática.References
AMBROSETTI, N.B.; CALIL, A.M.G.C; ANDRE, M.E.D.A.; ALMEIDA, P.C.A. O PIBID e a aproximação entre universidade e escola: implicações na formação profissional dos professores. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.10, n.2, p.369-392, 2015a.
AMBROSETTI, N.B.; NASCIMENTO, M.G.C.A.; ALMEIDA, P.A.; CALIL, A.M.G.C.; PASSOS, L.F. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Revista Educação em Perspectiva, v.6, n.2, 2015b.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad.: RETO, L. A. e PINHEIRO, A. 3a. Ed. Edições 70. Lisboa, Portugal. 2004.
BATISTA, J.S., SANTOS, J.S. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano na formação inicial de professores: Relato de Experiência. Revista Ensino & Pesquisa, v.13 n.2, 2015, p.102-113.
BOZZINI, I.C.T.; CALZOLARI, A. Elementos da aprendizagem profissional da docência em portfólios reflexivos elaborados por bolsistas PIBID. In: Anais. III CNFP. Águas de Lindóia. 2016.
BRASIL. Orientações para cursos de formação de professores nas áreas de Didática, Metodologias e Prática de Ensino. Documento Base (Formulação Preliminar). Comissão SEB/MEC. Fev. 2016.
BRASIL. Portaria normativa nº 16, 23 Dez 2009. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial. República Federativa do Brasil, Brasília, 24 Dez 2009. Seção 1, p.92.
BRASIL. Portaria normativa nº 38, 12 Dez 2007. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial. República Federativa do Brasil, Brasília, 12 Dez 2007. Seção 1, p.39.
CALZOLARI, A.; BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E.G.M. O estágio de regência na aprendizagem da docência em química e em biologia. Laplage em Revista: Revista do laboratório do Geplage. Sorocaba, v.2, n.2, 2016.
CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Educação básica. Disponível em: < http://www.unicap.br/pages/pibid/wp-content/uploads/2013/08/Novo-Regulamento-do-Pibid-Portaria-Capes-n%C2%BA-96-de-18-07-2013.pdf >.
CRUZ, E.M.R.; CINQUETTI, H.C.S.; ONOFRE, M.R. PIBID e processos formativos: o início da docência na formação inicial. In: ONOFRE, E.M.C.; JOLY, I.Z.L. Formação inicial de professores: vivências e reflexões. Curitiba: Editora Appris, 2014, p.41-62.
FELÍCIO, H.M.S., O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v.14, n.42, p.415-434, 2014.
JOLY, I.Z.L. Formação inicial de professores: vivências e reflexões. Curitiba: Editora Appris, 2014, p.21-40.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LÜDKE, M.; CRUZ, G.B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.81-109, 2005.
MARTINS, B.T. et. al. Interdisciplinaridade: teoria e prática através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Revista Ensino & Pesquisa, v.13 n.1, 2015, p.21-41.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista do Centro de Educação. São Carlos: v.29 n.2, 2004.
MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A.M.M.R. O professor a ser formado pela UFSCar, uma proposta para a construção de seu perfil profissional. In: PIERSON, A.H.C.; SOUZA, M.H.A.O. Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p.17-36.
MORAES, M.A.F.; GONÇALVES, C.L. O PIBID e suas contribuições na formação inicial de professores: incentivo à profissão docente na perspectiva da Pedagogia. In: Anais: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire: educação como prática de liberdade. Recife. 2013.
NASCIMENTO, J.C.A.; MARCOLINO, G.D.; ANDRADE, C.S. A importância da experiência vivenciada no PIBID para a formação de professores de Física. Anais VII CONNEPI. Tocantins. 2012.
NIETZEl, A.A.; FERREIRA, V.S.; COSTA, D. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica; Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v.18, n.especial, 2013, p.98-121.
OLIVEIRA, R.M.M.A.; SOUZA, A.P.G. Aprendizagem da docência em diários reflexivos no PIBID: uma experiência no curso de Pedagogia da UFSCar. In: ONOFRE, E.M.C.; JOLY, I.Z.L. Formação inicial de professores – vivências e reflexões. Curitiba: Ed. Appris, 2014, p.107-132.
PAREDES, G.G.O.; GUIMARÃES, O.M. Compreensões e significados sobre o PIBID para a melhoria da formação de professores de Biologia, Física e Química. Revista Química Nova na Escola, v.34, n.4, p.266-277, 2012.
PILETTI, C. Didática geral. São Paulo: Ática, 2004.
RAUSCH, R.B.; FRANTZ, M.J. Contribuições do pibid à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau. v.8, n.2, p.626-627, 2013.
RICHARDSON, R.J. et. al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed., São Paulo: Atlas, 2012.
SEBASTIANI, R.; VERASZTO, E.V. Portfólios reflexivos em um subprojeto interdisciplinar do PIBID: fortalecimento do interesse pela carreira docente. Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras. Anais XVIII ENDIPE. Cuiabá. 2016.
SILVA, M. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente, Belo Horizonte, v.3, n.5, 2011.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n.13, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.