As perspectivas ecologistas em Educação e as hortas pedagógicas e orgânicas: a ação do PIBID Geografia da UNISO (The ecological perspectives in education and pedagogical organic garden: the actions of PIBID- UNISO Geography)

Authors

  • Rodrigo Barchi Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.131

Keywords:

Perspectivas Ecologistas em Educação, Educação Ambiental, PIBID-Geografia, Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Horta Pedagógica Orgânica

Abstract

O PIBID-Geografia da Universidade de Sorocaba (Uniso) desenvolveu, entre os anos de 2014 e 2016, diversos trabalhos referentes aos campos da Educação Ambiental e da Geografia Agrária, na Escola Estadual Escolástica de Almeida, em Sorocaba-SP. Foram construídas três ferramentas de trabalho, que buscaram tanto colaborar com a formação escolar dos estudantes de sextos anos do Ensino Fundamental, quanto enriquecer as discussões teóricas e exercícios pedagógicos dos discentes do curso de Geografia da Uniso que foram bolsistas do programa. Essas três ferramentas foram a prática da compostagem, a manutenção de verduras e legumes em hortas orgânicas, e a produção de mandioca e milho orgânicos, não-transgênicos. A proposta do trabalho do PIBID de Geografia da Uniso teve como intenção criar diálogos e possibilidades alternativas de ação, no que diz respeito à temática da produção agrícola, da utilização de insumos industriais, a degradação do meio ambiente e a contaminação de animais e pessoas. As Perspectivas Ecologistas em Educação, cujo escopo teórico se baseia nos trabalhos de Paulo Freire e Marcos Reigota, foram utilizadas, tanto durante o Programa quanto neste artigo, como base político-filosófica e proposta metodológica de construção de outros saberes e atitudes sobre os temas abordados.

Author Biography

Rodrigo Barchi, Universidade de Sorocaba

Doutor em História e Filosofia da Educação (UNICAMP)

Mestre em Educação (UNISO)

Especialista em Educação Ambiental (EESC-USP)

Licenciado em Geografia (UNISO)

References

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Rural: questões teórico-metodológicas e técnicas. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 5 n. 9, fev. 2010.

AB’SABER, Aziz Nacib. O que é ser geógrafo: memórias profissionais de Aziz Ab’Saber em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record, 2007.

BARCELOS, V. H. L.. Império do Terror - um olhar ecologista. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

BARCELOS, V. H. L.. OCTÁVIO PAZ - Da Ecologia Global à Educação Ambiental na Escola. Lisboa: PIAGET, 2009.

BARCHI, Rodrigo. Educação ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência & Educação. Bauru: Unesp, v. 22, n. 3, 2016.

BORSATTO, Ricardo Serra; CARMO, Maristela Simões do. A Agroecologia como um campo científico. Revista Brasileira de Agroecologia. v. 8, n. 2, 2013.

CAPORAL, Francisco Roberto; AZEVEDO, Edísio Oliveira de. Princípios e Perspectivas da Agroecologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antonio; PAULUS, Gervásio. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In: CAPORAL, Francisco Roberto; AZEVEDO, Edísio Oliveira de. Princípios e Perspectivas da Agroecologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000a.

GALLO, Silvio. Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Imaginário; Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Edusp. 2008.

GOMES, João Carlos Costa. As bases epistemológicas da Agroecologia. In: CAPORAL, Francisco Roberto; AZEVEDO, Edísio Oliveira de. Princípios e Perspectivas da Agroecologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso et. al. (orgs). Ecologias Inventivas: experiências das/nas paisagens. Curitiba: CRV, 2015.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Unesco, 2003.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução do original alemão: Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-RJ, 2006.

LAROSSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira: retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. São Paulo, v. 8, n. 1. p. 25-70, maio de 1996.

NIEITZEL. Adair de Aguiar, FERREIRA Valéria Silva, COSTA Denise. Os impactos do Pibid na Licenciatura e Educação Básica. Conjectura: Filos., Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura e Indústria no Brasil. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 5-64, ago. 2010.

PREVE, Ana Maria Hoepers [et al.] (org.). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2012.

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 1999.

______. Grupo de Pesquisa: Perspectiva Ecologista de Educação. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 5, 2010.

SCHUMACHER, E. F. O negocio e ser pequeno: um estudo de economia que leva em conta as pessoas. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

VALVERDE, Orlando: Metodologia da Geografia Agrária. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 1, n. 1, p 1-16, fev. 2006.

Published

2017-09-13

How to Cite

Barchi, R. (2017). As perspectivas ecologistas em Educação e as hortas pedagógicas e orgânicas: a ação do PIBID Geografia da UNISO (The ecological perspectives in education and pedagogical organic garden: the actions of PIBID- UNISO Geography). Crítica Educativa, 3(2), 799–817. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.131