Formação inicial docente: em busca da qualidade da educação pública (Initial teacher training: in search of the quality of public education)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.122Keywords:
PIBID, Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação.Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar se as intenções dos licenciandos do PIBID, dos subprojetos desenvolvidos em um dos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se estão relacionadas com as atividades desenvolvidas em cada subprojeto e se essas estão de acordo com os objetivos determinados pela CAPES. Analisou-se 210 cartas de intenções selecionadas referentes aos licenciandos cadastrados nos 8 subprojetos da UFU. Os candidatos alegaram que veem no PIBID a possibilidade de adquirem conhecimentos pessoais participando do subprojeto e direcionam sua intenção para uma melhorar a formação acadêmica, entre outras. Afirma-se que o referido programa tem propiciado aos licenciandos: vivência em diferentes realidades escolares, levantamento do diagnóstico das condições do trabalho docente e, o ensino dos conteúdos escolares.
References
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2a ed. Brasília/ DF: MEC-SEF. Rio de Janeiro, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundo Nacional da Educação (FNE). 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2016.
DAKAR 2000
GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto/Portugal: Editora Porto, 1999.
GOMES, M. O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo Loyola, 2011.
IMBERNÓN. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Porto Alegre: Cortez, 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). PIBID Apresentação. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/155-programas-e-acoes-1921564125/pibid-1390695255/233-pibid-apresentacao>. Acesso em: 26. set.2016.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre. Artmed, 2000.
SACRISTÁN, J.G. & GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas internacionais. Porto/Portugal: RËS, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.