Educação e movimentos sociais na região de Sorocaba/SP: incipiente mapeamento
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.78Palavras-chave:
Movimentos Sociais. Educação Não Escolar. Educação não formal. Sorocaba/SP.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a trinta e nove movimentos sociais da região de Sorocaba, com o objetivo de identificá-los e também a práxis educativa que desenvolvem. A metodologia de coleta de dados contou com um levantamento de informações disponibilizadas na Internet e com um questionário aplicado aos integrantes dos movimentos investigados. Os dados foram analisados pela referência aos conceitos de práxis comunitária e práxis social. Basicamente, o texto divide-se em duas parte, sendo que a primeira contém uma síntese das abordagens dos movimentos sociais, identificando-os como clássicos e "novos movimentos sociais", e na segunda os dados coletados são apresentados e analisados. Na conclusão, destaca-se que, apesar de limites, a práxis educativa é indispensável à existência dos próprios movimentos e à superação do atual padrão de civilidade.
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