Movimentos sociais e educação: intervenções político-pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.65Palavras-chave:
Movimento negro. Educação. Relações étnico-raciais.Resumo
Este artigo se insere nas discussões sobre movimentos negros e educação e é fruto da pesquisa que desenvolvi no mestrado em Educação. O presente trabalho apresenta como objetivo recontar o percurso histórico da população negra de Sorocaba desde o século XVI bem como mapear a presença atual de coletividades negras nesta mesma cidade. Os dados aqui expostos são resultado de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história da cidade a partir de levantamento de obras do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro. O mapeamento dos movimentos negros em atuação no século XXI são decorrentes do critério metodológico da pesquisa participante desenvolvida naquela ocasião. Nesse contexto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os/as militantes destes movimentos negros que nos cederam os dados compartilhados neste artigo. A história desta população negra segue o padrão da negligência, quando não da distorção, a que foram submetidos os feitos históricos de resistência, luta e intervenção social encabeçados por afrodescendentes. As ações dos movimentos negros em atuação revelam que a conquista por direitos sociais é ainda bandeira de luta no século XXI e que o campo da educação continua sendo espaço formativo paraReferências
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