VIDA ADULTA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO NIASE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id630Resumo
O artigo revela resultados de uma revisão bibliográfica de onze dissertações produzidas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), no enfoque do eixo de Vida Adulta, com objetivo de mostrar como este núcleo compreende e age para superar desafios referentes à educação de pessoas jovens e adultas, com apoio do referencial da aprendizagem dialógica. A análise do material selecionado possibilitou mapear: a) Metodologia, fontes e instrumentos de pesquisa; b) Problemáticas de estudo; c) Resultados indicados nas dissertações. Os resultados indicaram coerência entre práticas e teorias educativas direcionadas para a transformação social. As conclusões ressaltaram que os processos educativos com pessoas jovens e adultas devem se apoiar em conhecimento científico produzido em diálogo com quem vivencia as problemáticas estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.