NIASE E TERTÚLIAS DIALÓGICAS NO BRASIL: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE SONHO E CIÊNCIA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id629Resumo
Este artigo compõe uma edição comemorativa dos vinte anos de existência do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – Niase, de 2002 a 2022. Objetiva apresentar, por meio de levantamento bibliográfico, estudos e publicações do núcleo e evidenciar as contribuições para potencializar o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento no que se refere à realização das Tertúlias Dialógicas, uma Atuação Educativa de Êxito (AEE) que consiste na leitura dialógica de obras clássicas universais nas áreas da literatura, arte, música, dentre outras. Para tanto, são destacados os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo ao longo desse período, tais como: artigos, dissertações e teses envolvendo a temática “Tertúlia Dialógica” e os resultados em tais pesquisas para a área da educação. Para maior compreensão, também compõe o texto os fundamentos teóricos da Teoria da Aprendizagem Dialógica e dos sete princípios que a resumem, que têm como bases principais as ideias de Freire, Flecha e Habermas. Os resultados do conjunto das pesquisas apresentadas evidenciam, a partir da realização de Tertúlias Dialógicas, melhorias na aprendizagem em contexto escolar, interação e convivência mais respeitosa e dialógica entre crianças, jovens e pessoas adultas de todas as idades. Além disso, evidenciam o trabalho realizado pelo Niase ao longo de duas décadas e como as práticas educacionais de sucesso requerem embasamento teórico e evidência de resultados para que se desenvolvam, permaneçam ao longo dos anos e se espalhem para diferentes localidades.
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