NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA: 20 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id628Resumo
O artigo apresenta o percurso de vinte anos de existência do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos. As autoras e o autor se dedicam ao que é especificidade do Núcleo: a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com base no conceito de aprendizagem dialógica, do entendimento de que a extensão universitária e a formação de professores precisam ser realizadas com base em evidências científicas produzidas em cocriarão com a população, e que a inserção em redes internacionais de pesquisa é fundamental para produzir conhecimento de qualidade. São resgatados os projetos de pesquisa e de extensão do grupo realizados ao longo dos 20 anos pelos pesquisadores e pesquisadoras, iniciantes e experientes, que compõem ou compuseram o grupo. O fio condutor da narrativa é dado pela autora mais experiente, em interlocução com a autora e o autor formados no NIASE e que atualmente coordenam o grupo em conjunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.