O PAPEL DOS GRUPOS DE MULHERES EM DIFERENTES CONTEXTOS E O GRUPO DE MULHERES DO NIASE

Autores

  • Isabela Custódio Talora Bozzini UFSCAR
  • Juliana Consonni UNICamp
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio UESC

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id623

Resumo

Os grupos de mulheres têm possibilitado a ampliação da luta das mulheres por direitos e contra a violência em diferentes espaços. Dentre os movimentos de luta, destacamos o MeToo nas universidades, um movimento internacional pelo fim do assédio contra mulheres nas universidades, reduzindo desigualdades em diferentes âmbitos. Neste artigo, apresentamos o grupo de mulheres do NIASE desde seu surgimento até o atual momento, relacionando nossas ações com outros grupos de mulheres existentes no Brasil e no mundo. Este resgate histórico no NIASE e em outros grupos de mulheres nos possibilitou refletir sobre o papel desses espaços na redução de desigualdades e das violências, pois os grupos de mulheres são seguros e possibilitam o desenvolvimento da solidariedade entre as mulheres.

Biografia do Autor

Isabela Custódio Talora Bozzini, UFSCAR

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. 

Juliana Consonni, UNICamp

Doutoranda em Educação pela UFSCar. Pedagoga do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, UESC

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Bozzini, I. C. T., Consonni, J., & Prudêncio, C. A. V. (2022). O PAPEL DOS GRUPOS DE MULHERES EM DIFERENTES CONTEXTOS E O GRUPO DE MULHERES DO NIASE. Crítica Educativa, 8(3), 1–21. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id623

Edição

Seção

NIASE_20 anos