Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a Transição Escolar para os anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Thamirys Evangelista Mendes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Educação Matemática,Ouro Preto,MG,Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605

Resumo

No Brasil, o Ensino Fundamental está administrativamente dividido em duas etapas: anos iniciais e anos finais. O processo de transição entre essas duas etapas tem sido compreendido por diferentes educadores como um momento desafiador e, portanto, faz-se necessário o apoio do professor, da escola e da família. Além disso, esse processo tem sido pautado por diferentes pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação. Assim, o presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Para a composição do corpus de análise foi considerado como banco de dados o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e os descritores “Transição Escolar” e “5º para o 6º”. Após o processo de tratamento dos dados, identificamos 18 estudos para integrar a análise. As pesquisas foram agrupadas em seis categorias analíticas, a saber: processo de transição; concepções e representações sociais dos alunos; aprendizagem, reprovação e fracasso escolar; relação gestão, docentes e família; docência compartilhada e disciplina de Matemática. Após análise foi possível: sinalizar algumas compreensões acerca do processo de Transição Escolar; apontar algumas sugestões de ações para a escola e para a formação continuada dos professores; refletir sobre os possíveis impactos/efeitos dessa transição e, também, sobre o papel da escola e da família nesse processo.

Biografia do Autor

Thamirys Evangelista Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Celia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Professora e pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFOP) e Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM/ UFOP). É vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, política e gestão educacional

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Educação Matemática,Ouro Preto,MG,Brasil

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mendes, T. E., Nunes, C. M. F., & da Silva Tinti, D. (2022). Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigaram a Transição Escolar para os anos finais do Ensino Fundamental. Crítica Educativa, 8(1), 1–25. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id605

Edição

Seção

Artigos e ensaios internacionais