Os OLHOS DE OJUOBÁ: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id564Resumo
O presente artigo discorre sobre percepções de professoras quanto as práticas pedagógicas imbricadas na Educação para as Relações Étnico-Raciais emancipatórias, capazes de produzir dinâmicas e revelar sentidos para a Educação antirracista. Essa discussão perpassa pela construção da identidade étnico-racial da pessoa adulta, as escolhas dos conhecimentos e dos saberes de Motrizes Africanas nas práticas pedagógicas e os processos que contribuem com formação dos professores no contexto da educação para as relações étnico-raciais no âmbito escolar da Educação Básica - a partir da perspectiva Ojuobá, ouvindo os sujeitos da experiência, analisando por meio das entrevistas narrativas, as percepções constituídas. O recorte da pesquisa é o ensino fundamental, articulados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Como resultado parcial, aponta-se a formação do professor está implicada a da própria identidade étnico-racial, na articulação de conhecimentos necessários às práticas pedagógicas, intencionalmente elaboradas para a Educação das Relações Étnico-raciais. As experiências analisadas nos permitem perceber as potencialidades formativas para práticas necessárias e possíveis no combate ao racismo institucional que permeia nas escolas.
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