POLIFONIAS TEORICOMETODOLÓGICAS EM PESQUISAFORMAÇÃO NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

Autores

  • Camila Petrucci dos Santos Rosa UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Campinas, São Paulo, SP, Brasil
  • Dayse Fontenelle UERJ, Faculdade de Formação de Professores, DEDU, São Gonçalo, RJ, Brasil
  • Inês Ferreira de Souza Bragança UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Campinas, São Paulo, SP, Brasil
  • Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga UERJ, Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Departamento de Ensino Fundamental, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id559

Resumo

O resumo (em Português, Inglês e Espanhol), seguido de 3 palavras-chave (em Português, Inglês e O presente artigo partilha movimentos teoricometodológicos em contextos de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica tecidos pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia. As temáticas trabalhadas pelo grupo envolvem a formação docente inicial e continuada, em suas concepções, práticas e políticas, destaca-se, ainda, o vínculo com os estudos nos/dos/com cotidianos escolares, em pesquisasformação vividas no entrelugar escola e universidade. Revisitando as dissertações,  monografias, trabalhos de conclusão de curso e teses em desenvolvimento, encontramos autores e conceitos charneira que nos acompanham e inspiram em modos outros de pesquisar e formar em partilha, aliando vida e docência. Ao partilhar algumas discussões e conceitos que permeiam os trabalhos do grupo, chamamos alguns autores que nos inspiram e movimentam nossas reflexões; dentre eles trazemos para o diálogo o conceito de narrativa em Walter Benjamin, de tessitura da intriga em Paul Ricoeur e de paradigma indiciário em Carlo Ginzburg. As contribuições benjaminianas presentes nas pesquisas polifônicas permitem uma articulação entre as narrativas e os cotidianos, os quais encontram-se em consonância com uma racionalidade estética. Os caminhos de compreensão das fontes narrativas são tematizados em diálogo com Ricoeur, na discussão do tempo narrado, como um tempo das ciências humanas, no qual vemos a narrativa como algo que se desdobra em nós. Olhar para as narrativas como fontes de natureza sensíveis, as quais são compostas por sujeitos que também se modificam, permite-nos articular estas com o círculo mimético que se abre para novas possibilidades e interpretações, entendendo as pesquisas narrativas como um campo no qual não há uma neutralidade e, sim, uma relação hermenêutica. E com Ginzburg trazemos notas para pensar nos indícios e vestígios deixados em nossas pesquisas, a partir das interpretações possíveis em diálogo com o paradigma indiciário. Finalizamos com uma reflexão sobre as contribuições dos autores em uma tematização que articula viver, pesquisar, narrar e formar.

Biografia do Autor

Camila Petrucci dos Santos Rosa, UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Campinas, São Paulo, SP, Brasil

1Mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp, pelo GEPEC/Polifonia. Professora da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Campinas

Dayse Fontenelle, UERJ, Faculdade de Formação de Professores, DEDU, São Gonçalo, RJ, Brasil

Professora de História da rede Municipal de Niterói e da rede Estadual do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação (FFP/UER) e integrante do grupo interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UERJ/ UNICAMP).

Inês Ferreira de Souza Bragança, UNICAMP, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Campinas, São Paulo, SP, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Vice-presidente da Biograph e coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia.

Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga, UERJ, Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Departamento de Ensino Fundamental, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Assistente do Departamento de Ensino Fundamental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e Doutoranda em Educação (CCE/ UFF); Integrante dos grupos de pesquisa: Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF) & Grupo interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UERJ/ UNICAMP).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Petrucci dos Santos Rosa, C., Fontenelle, D. ., Ferreira de Souza Bragança, I. ., & Godói de Miranda Perez Alvarenga, J. . (2022). POLIFONIAS TEORICOMETODOLÓGICAS EM PESQUISAFORMAÇÃO NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. Crítica Educativa, 8(2), 1–18. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id559

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida