BIOGRAFIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CARTAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id550Resumo
Resumo
As cartas se constituem como um gênero textual que estabelece comunicação direta com seus interlocutores. Portanto, são textos narrativos e podem se caracterizar como fontes de pesquisa, registros e documentos que evidenciam fatos e acontecimentos vivenciados pelo sujeito narrador. Este texto versa sobre a pesquisa “Isolar para viver: narrativas em tempos de pandemia”, decorrente do projeto de extensão universitária intitulado “Vida e pandemia: narrativas em quarentena”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Geo(BIO)grafar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET/Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Trata-se de escritas em cartas de estudantes e professores integrantes do referido grupo, cujas narrativas retratam situações cotidianas experienciadas no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. A questão norteadora que mobilizou a escrita das cartas foi: Como os membros do Geo(BIO)grafar narram, a partir de cartas, as experiências vivenciadas no devir da pandemia da Covid-19? No intuito de responder a esta questão, neste texto, intencionamos compreender, através da análise interpretativa-compreensiva, os episódios sobre as vivências e experiências que compõem as narrativas em formato de cartas de quatro membros (professores) do grupo de pesquisa Geo(BIO)grafar no devir do isolamento/distanciamento social imposto pela pandemia pela Covid-19. Nesse processo de biografização por meio das cartas, os professores ressaltam a ruptura da rotina; os medos, angústias, dores e tensões e seus desdobramentos na vida cotidiana. Destacam, também, as estratégias de enfrentamento adotadas para delinear uma nova rotina de vida, estudo e trabalho, no formato remoto emergencial. As narrativas revelam reflexões, inquietações, lições e aprendizagens sobre o vivido e suas reverberações no “novo” cotidiano.
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