Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia

Autores

  • Taisa Caldas Dantas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Ensino superior. Autoadvocacia. Empoderamento.

Resumo

Este artigo tem como foco a experiência de estudantes com deficiência no ensino superior. Seu objetivo é analisar como a inserção de pessoas com deficiência nesse nível de ensino conduz a vivência  do empoderamento e da autoadvocacia e rompe com o isolamento social. A história ilumina que não é de hoje que as experiências de exclusão marcam a vida do grupo social constituído pelas pessoas com deficiência, o qual permanece em uma situação de desvantagem social intensa. Esta pesquisa se insere no campo de conhecimento dos Estudos Culturais em Educação, e aderiu à abordagem de pesquisa qualitativa, em que foram analisadas as vozes de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Paraíba. Os achados desta pesquisa revelam que a inserção no ensino superior gera  autonomia e a participação; a universidade é um ambiente que cria oportunidades para que pessoas com deficiência interajam com pessoas sem deficiência, gerando um círculo de amizades; a presença de estudantes com deficiência na universidade pode trazer também a não aceitação delas por parte dos/as outros/as colegas, os/as quais não conseguem compreender a posição de autoadvogadas; as práticas docentes são elementos-chave para favorecer ou não o processo de empoderamento de pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Taisa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil(2014)
Professora Substituta da Universidade Federal da Paraíba , Brasil

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Dantas, T. C. (2015). Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Crítica Educativa, 1(2), p.82–97. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais