A intrínseca relação entre elaboração de conceitos e aprendizagem escolar
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.51Palavras-chave:
Elaboração de Conceitos. Dificuldades de Aprendizagem. Prática Pedagógica. Perspectiva Histórico-Cultural.Resumo
Nos estudos da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento e a aprendizagem relacionam-se à internalização de signos e à ação educativa, principalmente escolar. As funções mentais superiores evoluem a partir da apropriação progressiva dos conceitos científicos, elaboração que acontece nas interações sociais pela construção dos significados das palavras em seu uso contextual. Considerando tais pressupostos, este trabalho, que é parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, foi realizado com dois alunos do quinto ano do ensino fundamental do sistema de ensino público brasileiro. Ambos demonstraram grande dificuldade para ler, escrever e compreender conceitos trabalhados em sala de aula pela professora. A pesquisadora realizou encontros semanais com os meninos em horários diferentes dos momentos das aulas, buscando investigar a relação entre o ensino de conceitos escolares e suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. As atividades foram registradas em diário de campo e a análise destes registros, apoiada na abordagem microgenética, indica que para a construção do conhecimento escolar, os processos de elaboração conceitual vão além da apropriação do conhecimento historicamente construído pelos alunos, envolvendo também o aprendizado da leitura e escrita.
Referências
GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes. Ano XX, no. 50, 2000, p. 9-25.
ROJO, R. H. R. Enunciação e interação na ZDP: do nonsense à construção dos gêneros do discurso. In: MORTIMER, E.; SMOLKA, A.L.B. (Orgs.) Linguagem, cultura e cognição – reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 77-88.
SMOLKA, A.L.B. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997, p. 29-45.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VIGOTSKI, L. S. Problemas de Psicologia General. Obras escogidas. Tomo II. Trad. José María Bravo. Madri: Aprendizaje Visor, 1982.
VIGOTSKI, L. S. Problemas del desarrollo de la psique. Obras escogidas. Tomo III. Trad. Lydia Kuper. Madri: Aprendizaje Visor, 1983.
VYGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectología. Obras escogidas. Vol. 5. Madri: Visor, 1997.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.