CONCEITOS E PRÁXIS REFERENCIAIS DA ESCOLA CIDADÃ - LEGADOS E O DESAFIO DE REINVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id506

Resumo

O projeto Escola Cidadã desenvolvido e refletido coletiva e participativamente na Rede Municipal de Porto Alegre, entre 1990 e 2004, produziu uma mudança extraordinária na Escola Pública em diálogo com outras experiências, deixou legados e nos desafia à sua reinvenção diante da hegemonia neoliberal conservadora que se impõe no Brasil. Problematizando a escola autoritária, meritocrática e excludente, ressignificou o currículo, a avaliação, as regras de convivência e gestão da educação, através da devolução da soberania à cidadania na relação com o estado, da ruptura dos mecanismos naturalizadores da desigualdade e do debate e alteração dos regimentos escolares, das legislações educacionais e do sentido da escola. No entanto, a alternância no poder determinada pelas eleições colocou essa proposta e seus novos conceitos democratizantes, emancipatórios e inclusivos na resistência. Desse lugar, é preciso reinventá-los e dar conta de desafios importantes como o racismo, o sexismo, a preponderância das avaliações em larga escala e a privatização do currículo e orçamento educacionais.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Cavedon Nunes, S. (2020). CONCEITOS E PRÁXIS REFERENCIAIS DA ESCOLA CIDADÃ - LEGADOS E O DESAFIO DE REINVENÇÃO. Crítica Educativa, 6(1), 01–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id506

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais