CONCEITOS E PRÁXIS REFERENCIAIS DA ESCOLA CIDADÃ - LEGADOS E O DESAFIO DE REINVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id506Resumo
O projeto Escola Cidadã desenvolvido e refletido coletiva e participativamente na Rede Municipal de Porto Alegre, entre 1990 e 2004, produziu uma mudança extraordinária na Escola Pública em diálogo com outras experiências, deixou legados e nos desafia à sua reinvenção diante da hegemonia neoliberal conservadora que se impõe no Brasil. Problematizando a escola autoritária, meritocrática e excludente, ressignificou o currículo, a avaliação, as regras de convivência e gestão da educação, através da devolução da soberania à cidadania na relação com o estado, da ruptura dos mecanismos naturalizadores da desigualdade e do debate e alteração dos regimentos escolares, das legislações educacionais e do sentido da escola. No entanto, a alternância no poder determinada pelas eleições colocou essa proposta e seus novos conceitos democratizantes, emancipatórios e inclusivos na resistência. Desse lugar, é preciso reinventá-los e dar conta de desafios importantes como o racismo, o sexismo, a preponderância das avaliações em larga escala e a privatização do currículo e orçamento educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.