APRENDIZAGENS DOCENTES MOBILIZADAS EM PROJETOS DESENVOLVIDOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA

Autores

  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Educação Matemática,Ouro Preto,MG,Brasil
  • Maria Heloisa Aguiar da Silva Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id484

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as aprendizagens docentes que foram mobilizadas pelo desenvolvimento de projetos oriundos de parcerias entre universidade e escola. Para tanto, foi realizada uma metasíntese qualitativa a partir da análise de dez relatórios finais elaborados pelos bolsistas PIBID de uma instituição privada de ensino que fomentou, com recursos próprios, tais projetos. A análise ancora-se na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Situada, a qual indica que toda atividade (incluindo a aprendizagem) é situada nas relações entre pessoas, contextos e práticas. A análise dos relatórios possibilitou a caracterização das aprendizagens, por meio de três categorias: estratégias/metodologias de ensino, recursos didáticos e gestão de sala de aula. Os dados indicam que os projetos desenvolvidos possibilitaram a imersão no contexto escolar, a reflexão, o planejamento, a implementação e a avaliação de propostas de intervenção pedagógica. Concluímos ressaltando a importância de projetos que concebam a escola enquanto lócus privilegiado de formação docente e aponta-se a consolidação das parcerias entre universidades e escolas como possíveis caminhos para a compreensão e ampliação do debate acerca das questões que envolvem Teoria e Prática na Formação de Professores.

Biografia do Autor

Maria Heloisa Aguiar da Silva, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Tinti, D. da S. ., & Silva, M. H. A. da. (2020). APRENDIZAGENS DOCENTES MOBILIZADAS EM PROJETOS DESENVOLVIDOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA. Crítica Educativa, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id484

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais