Ousadia de um contrato pedagógico para garantir o direito de aprender do aluno-paciente
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.48Palavras-chave:
Classe hospitalar. Formação docente. Catarse pedagógica.Resumo
Interessa a este trabalho discutir o efeito catártico na formação docente, notadamente no ponto em que esta convoca novos saberes que produzem impacto sobre a práxis. O entendimento do processo de formação e a atuação do professor aponta para necessidade de aprofundar investigações sobre as dimensões dessa formação e suas inter-relações que permeiam o circuito professor/aluno/professor. Por conhecidos limites e potencialidades represadas, o professor assume papel unifuncional, mesmo que no exercício cotidiano de suas funções constate que o atendimento educacional à diversidade de novas demandas escolares cobre multifuncionalidade. A verificação desse quadro decorre de levantamento bibliográfico de produções científicas realizado junto às bases de dados SciElo, Teses e Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFSCar, UNICAMP, USP, UFRJ, UFSC e anais da ANPED. Dessa abordagem, observou-se número reduzido de pesquisas dedicadas à qualidade da formação docente implicada com relações que tornam o APH não estimulante para a continuidade do processo de escolarização. Espera-se, com a pesquisa, colaborar na ampliação de conhecimento sobre a qualidade do processo de inter-relações que influem na formação docente, avaliando seu impacto no circuito professo/aluno/professor.
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