ESCOLA CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA CONTRA-HEGEMÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id473Resumo
Este trabalho tem como objetivo o estudo dos princípios e propostas fundamentais do projeto Escola Cidadã desenvolvidos na rede municipal pública de educação da cidade de Porto Alegre durante as administrações populares, no período de 1989 a 2004. É analisado o projeto de democratização da cidade e seus desdobramentos na democratização da escola. As fontes de análise utilizadas foram documentos básicos sobre a política educacional da época, os principais autores que serviram como referência teórica para projeto, entre eles Paulo Freire, Carlos Brandão, Vygotsky, Gramsci e Karl Marx. O estudo mostra que a Escola Cidadã foi um projeto contra-hegemônico, baseada em valores solidários, cooperativos e coletivos. É um contraponto à mercoescola, sustentada pelos valores neoliberais do modelo de mercado, como a competição, o individualismo, empreendedorismo e a meritocracia.
Palavras-chave: Escola cidadã. Democracia. Mercoescola. Ciclos de Formação. Avaliação Emancipatória.
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