CARTA PEDAGÓGICA: DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id462Resumo
Esta carta pedagógica traz reflexões sobre os significados da escola, do direito à educação e apresenta experiências sobre a constituição de práticas curriculares na escola para os sujeitos com deficiência e altas habilidades em um cenário de pandemia, Covid-19, que nos impõem o distanciamento de corpos. A partir do diálogo com a equipe da educação especial são produzidos enunciados sobre a reinvenção da escola e de suas relações sociais por meios digitais, dos limites de se retomar os vínculos com todos, dos desafios para organização da prática pedagógica e acolhimento nas novas condições de vida. Ainda assim, as reflexões nos mostram que as equipes sustentam e constroem experiências de diálogo, interação e produção de conhecimentos na escola. Os relatos revelam que há uma luta para se manter o direito de todos à educação, e quando diz respeito aos estudantes com deficiência e altas habilidades, há a organização de um conjunto de ações e novos recursos tecnológicos para garantir sua acessibilidade às práticas culturais da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.