Interdependência na figuração família -escola na inclusão do estudante com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.45Palavras-chave:
Figuração família-escola, Educação Especial, Inclusão Escolar, Estudante com Deficiência, Norbert Elias.Resumo
Este artigo é resultado parcial de um estudo comparado internacional entre as realidades educacionais de municípios brasileiros e mexicanos. Como metodologia de pesquisa, optou-se pelo tipo etnográfico e, como técnicas, foram utilizados questionários, a dinâmica dos grupos focais e a análise documental. Constituíram sujeitos da pesquisa os pais/familiares de estudantes com deficiência matriculados no ensino comum e também os profissionais que atuam nas Secretarias de Educação e nas escolas. A investigação pautou-se nos pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Diante desse contexto, trazemos, neste texto, os dilemas e perspectivas na relação família e escola, retratados por meio das falas dos investigados nos momentos dos grupos focais, especificamente no município de Vitória-ES. Concluímos que, de maneira geral, as falas convergem para a valorização dessa relação. Percebemos também que não podemos analisar as figurações família-escola como grupos isolados, mas com base na compreensão sobre as interdependências que se vão estabelecendo. Portanto, a superação da exclusão escolar pode ser construída atrelada às transformações dessas relações e da sociedade.
Palavras-chave: Figuração família-escola. Educação Especial. Inclusão Escolar. Estudante com Deficiência. Norbert Elias.
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