O LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA” E A INCLUSÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id444Palavras-chave:
Pensamento algébrico, Educação Matemática nos anos inicias, Livro didático.Resumo
No estudo descrito neste artigo objetivou-se analisar a natureza das tarefas matemáticas que incluem o pensamento algébrico em uma coleção de livros didáticos do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano), adotada por um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico abarca questões sobre a inserção da Álgebra no currículo dos primeiros anos e a definição de pensamento algébrico. A metodologia é qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que analisa-se a coleção “A conquista Matemática”, de José Ruy Giovanni Júnior. Na apreciação crítica, percebeu-se que o pensamento algébrico é introduzido na perspectiva da Aritmética generalizada, conforme coloca a literatura especializada na temática e que algumas incompreensões são localizadas nas propostas de atividades, o que anuncia à necessidade de investimentos na formação de professores neste campo.
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