O LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA” E A INCLUSÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id444

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Educação Matemática nos anos inicias, Livro didático.

Resumo

No estudo descrito neste artigo objetivou-se analisar a natureza das tarefas matemáticas que incluem o pensamento algébrico em uma coleção de livros didáticos do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano), adotada por um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico abarca questões sobre a inserção da Álgebra no currículo dos primeiros anos e a definição de pensamento algébrico. A metodologia é qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que analisa-se a coleção “A conquista Matemática”, de José Ruy Giovanni Júnior. Na apreciação crítica, percebeu-se que o pensamento algébrico é introduzido na perspectiva da Aritmética generalizada, conforme coloca a literatura especializada na temática e que algumas incompreensões são localizadas nas propostas de atividades, o que anuncia à necessidade de investimentos na formação de professores neste campo.

Biografia do Autor

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda em Educação na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática" do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo".

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Silva, D. A., & Ciríaco, K. T. (2020). O LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA” E A INCLUSÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO. Crítica Educativa, 6(1), 1–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id444

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais