EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE CIÊNCIAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id428Palavras-chave:
Experimentação. Ensino de Ciências. Concepções de Alunos e Professores. Panorama.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a potencialidade da experimentação no ensino de Ciências, a partir dos resultados encontrados na literatura acerca dessa temática. Os resultados apontam que há mudanças nas concepções de estudantes e professores sobre atividade científica. A experimentação é um aspecto basilar para essas concepções. É consenso entre os pesquisadores que as atividades experimentais de cunho investigativo têm a potencialidade de desenvolver nos estudantes as habilidades investigativas, conceitos científico-escolares e uma visão mais positiva das Ciências. Conclui-se que é importante que os professores de Ciências em formação vivenciem práticas de ensino que fomentem a relação entre os aspectos da Natureza das Ciências com as atividades experimentais de cunho investigativo.Referências
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