EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE CIÊNCIAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id428

Palavras-chave:

Experimentação. Ensino de Ciências. Concepções de Alunos e Professores. Panorama.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a potencialidade da experimentação no ensino de Ciências, a partir dos resultados encontrados na literatura acerca dessa temática. Os resultados apontam que há mudanças nas concepções de estudantes e professores sobre atividade científica. A experimentação é um aspecto basilar para essas concepções. É consenso entre os pesquisadores que as atividades experimentais de cunho investigativo têm a potencialidade de desenvolver nos estudantes as habilidades investigativas, conceitos científico-escolares e uma visão mais positiva das Ciências. Conclui-se que é importante que os professores de Ciências em formação vivenciem práticas de ensino que fomentem a relação entre os aspectos da Natureza das Ciências com as atividades experimentais de cunho investigativo.

Biografia do Autor

Caian Cremasco Receputi, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQui/USP/CNPq.

Thaiara Magro Pereira, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQui/USP/CNPq.

Daisy de Brito Rezende, Instituto de Química - USP

Doutora em Química Orgânicapela Universidade de São Paulo (USP). Professora Doutora do Departamento de Química Fundamental da USP. Orientadora plena do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Receputi, C. C., Pereira, T. M., & Rezende, D. de B. (2020). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE CIÊNCIAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Crítica Educativa, 6(1), 1–25. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id428

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais