O ESTADO DA ARTE SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id425Palavras-chave:
Formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, estado da arteResumo
A formação inicial de professores compõe uma das etapas da formação docente que contribui para o seu desenvolvimento profissional docente. O presente artigo, portanto, tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a formação inicial de professores na última década. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, realizada a partir de artigos publicados em periódicos Qualis/CAPES com estratos A1 e A2. Os resultados permitem apontar que os principais temas sobre formação inicial de professores identificados nos artigos analisados na última década centram-se principalmente em: Estratégias Pedagógicas, Tecnologia de Informação e Comunicação, Estágio supervisionado, Identidade Profissional, Articulação Teoria e Prática e Saberes Docentes. Nossos resultados revelam ainda que a Formação Inicial de Professores é uma etapa importante para que o licenciando construa alguns saberes docentes que contribuem para a construção da sua identidade profissional.Referências
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago, 2007.
AZEVEDO, R. O. M; GHEDIN, E; SILVA-FORSBERG, M. C; GONZAGA, A. M. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012.
Baccon, A. L. P.; Arruda, S. M. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborandosentidos para o estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010.
DUTRA, E. F. Possibilidades para a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. 2010, 354 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6925>. Acesso em: 12 set. 2018.
GHEDIN, E. SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Donald Schön e o “professor reflexivo”. In: ___. 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo?.1 ed. São Paulo: Edições Hipótese, p. 05-12, 2017.
LEITE, W. S. S; RIBEIRO, C. A do N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de InvestigaciónenEducación, 5 (10), 173-187, 2012.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
ROMANOWSK, J. P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.
ROMANOWSK, J. P; ENS R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
VOSGERAU, D. S. R; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.
ZANCUL, M. S. O estágio supervisionado em ensino segundo a percepção de licenciandos em ciências biológicas. Rev. Simbio-Logias, v.4, n.6, dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.