A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM UMA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id391Palavras-chave:
Aprendizagem Docente, Formação Continuada de Professores, Pós-Graduação, Docência na Educação Básica.Resumo
O presente trabalho busca investigar as percepções dos pós-graduandos em docência do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Avançado Arcos. Os estudantes responderam a um questionário semiaberto encaminhado via correio eletrônico que versava sobre sua trajetória profissional e pessoal e as contribuições desta trajetória para a aprendizagem docente. Os dados foram analisados qualitativamente sob a ótica da Análise de Conteúdos de Bardin. Após a análise, observou-se que tanto os licenciados quanto os não licenciados elencaram contribuições da especialização para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Ainda, foram elencados diversos desafios a serem debatidos na formação docente e a importância da formação continuada dos professores para a construção de uma prática pedagógica cada vez mais justa e democrática e que atenda às necessidades formativas dos estudantes.
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