Autonomia dos professores na produção de políticas públicas no Brasil (Autonomy of teachers in the production of public policies in Brazil)

Autores

  • Bruna Santos Sartori "Universidade Federal do ABC" (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.351

Palavras-chave:

Advocacy coalition framework. Políticas públicas. Escola sem Partido. Autonomia docente.

Resumo

Nos últimos anos no Brasil, surgiram diversos projetos de leis em várias esferas com o objetivo de regulamentar as práticas pedagógicas dentro das escolas e universidades do país, derivados do Movimento “Escola Sem Partido”. O objetivo do presente artigo é analisar os sentidos de autonomia docente defendidos por este movimento e pelo movimento “Professores Contra Escola sem Partido”, nos embates da Comissão Especial do Congresso Nacional e outros espaços. Para isso se apoiou na literatura sobre tipologia docente, as políticas públicas e a formação de agenda, aplicando o modelo de advocacy coalitions framework para compreender a dinâmica dos grupos em disputa. Como resultados, concluiu-se que o sentido de autonomia docente defendido pelo Movimento Escola sem Partido é de que autonomia é igual à doutrinação e para o outro grupo, a autonomia é uma necessidade ao processo educativo.

Biografia do Autor

Bruna Santos Sartori, "Universidade Federal do ABC" (UFABC)

Mestranda em Políticas Públicas e professora da rede pública municipal de São Paulo.

Referências

BRASIL. Câmara Federal. Projeto de Lei nº 7180/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1230836&filename=PL+7180/2014>. Acesso em: 04 set.2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Planalto, 2012. Disponível em: . Acesso em: mai.2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 01 mai.2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 set.2018

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 10 set. 2018.

CAPELLA, Ana Cláudia Niedhardt; BRASIL, Felipe Gonçalves. Subsistemas, comunidades e redes: articulando ideias e interesses na formulação de políticas públicas. Revista do Serviço Público, v. 66, n. 3, p. 449–474, 2 set. 2015.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

EASTON, D. An Approach to the Analysis of Political Systems. World Politics, 9: 383-400, 1957.

ESCOLA SEM PARTIDO – educação sem doutrinação. [S.l.], 2014-2017. Disponível em: <http://escolasempartido.org/>. Acesso em: 16 set. 2018.

ESCOLA SEM PARTIDO – educação sem doutrinação. Anteprojeto de Lei Estadual e minuta de justificativa. [S.l.], 2016a. Disponível em: <http://escolasempartido.org/component/content/article/2-uncategorised/484-anteprojeto-de-lei-estadual-e-minuta-de-justificativa>. Acesso em: 16 set. 2018.

ESCOLA SEM PARTIDO – educação sem doutrinação. Síndrome de Estocolmo. [S.l.], 2016b. Disponível em: <http://www.escolasempartido.org/sindrome-de-estocolmo>. Acesso em: 16 set. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOWLETT, Michael; RAMESH, M.; PERL, A. A política pública. Seus ciclos e subsistemas – uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

KINGDON, J. W. Juntando as coisas. In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. v.1. p. 225-247.

LIMA, Lucínio C. Elementos de hiperburocratização da administração educacional. In: LUCENA, C. A.; SILVA JUNIOR, J. R. (Org.). Trabalho e educação no século XXI: experiências internacionais. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012.

PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO (PCESP). Sobre o PCESP. Disponível em: <https://professorescontraoescolasempartido.wordpress.com/sobre/>. Acesso em: 16 set. 2018.

PENNA, Fernando. O ódio aos professores. In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (Org.). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 93-100.

NAGIB, Miguel. Liberdade de consciência - Professor não tem direito de ‘fazer a cabeça’ de aluno. Consultor Jurídico, 3 out. 2013. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2013-out-03/miguel-nagib-professor-nao-direito-cabeca-aluno>. Acesso em: 16 set. 2018.

SABATIER, Paul. A.; WEIBLE, Christopher M. The advocacy coalition framework: innovations and clarifications. In: SABATIER, P. A. (Ed.) Theories of the policy process. Boulder, Colorado: Westview Press, 2007, p. 189-220.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, n. 16, p. 20–45, dez. 2006.

COMISSÃO ESPECIAL ESCOLA SEM PARTIDO. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/busca/?o=recent&v=noticias&colecao=AGENCIA_CAMARA&assunto=Escola+sem+Partido>. Acesso em: 16 set.2018.

XIMENES, S. O que o direito à educação tem a dizer sobre “escola sem partido”?. In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (org.). A Ideologia do Movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 49-58.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Santos Sartori, B. (2019). Autonomia dos professores na produção de políticas públicas no Brasil (Autonomy of teachers in the production of public policies in Brazil). Crítica Educativa, 4(2), 77–91. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.351

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais