Deficiência e processo educativo: a influência do trabalho enquanto categoria social
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.35Palavras-chave:
Sala de Recursos Multifuncional. Processo educativo. Deficiência intelectual. Trabalho.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo das relações estabelecidas entre educação e trabalho como forma de compreender a proposta direcionada pelo Ministério da Educação (MEC) para o trabalho docente na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com alunos com deficiência intelectual. O mesmo deu-se por meio de uma investigação bibliográfica e documental na qual priorizamos a análise dos materiais de orientação divulgados pelo MEC. A proposta para o trabalho docente com os alunos da área intelectual apresenta uma concepção de aprendizagem espontaneísta e não atribui a ênfase necessária ao ato de ensinar e aos conteúdos escolares. As constatações obtidas nos indicaram a necessidade de compreender as relações materiais que as determinam. Com base nos pesquisadores a que recorremos, as orientações direcionadas ao trabalho docente são coerentes com a formação do homem adequado para a composição da mão de obra atualizada às exigências do processo produtivo contemporâneo. Assim, preveem uma formação unilateral, com aquisição de competências restritas. Constatamos que uma vez que estejam em concordância com as demandas da formação esperada para a reprodução das condições vigentes, as proposições para o trabalho docente não convergem para a humanização dos sujeitos com deficiência intelectual.Referências
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