Hegemonia e educação: contribuição para a crítica do movimento Escola Sem Partido, a partir de Antonio Gramsci (Hegemony and education: contribution of Antonio Gramsci to the criticism of the movement School Without Party)

Autores

  • Renê José Trentin Silveira Faculdade de Educação - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.347

Palavras-chave:

Escola sem partido. Hegemonia. Educação política. Antonio Gramsci.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o movimento Escola Sem Partido à luz de algumas categorias gramscianas. Inicialmente, faz-se uma breve caracterização desse movimento. Em seguida, discutem-se seus pressupostos com base nas noções de estrutura e superestrutura, Estado integral, intelectual, guerra de posição e instrução e educação. Conclui-se que nem o Estado nem a escola podem ser neutros, uma vez que se constituem como agentes da hegemonia. Assim, uma saída para o problema da doutrinação ideológica pode ser reconhecer a escola como locus da pluralidade de concepções políticas, do debate rigoroso e democrático de ideias, do diálogo participativo, mediado pelo aporte das ciências, da filosofia e das artes.

Biografia do Autor

Renê José Trentin Silveira, Faculdade de Educação - UNICAMP

Professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP

Referências

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 10/01/2019.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 14 set. 2018.

CHAUI, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000100245&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 29 out. 2018.

COELHO, Ildeu M. A questão política do trabalho pedagógico. In: BRANDÃO, CARLOS R. (Org.). O educador: vida e morte. 9. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

CRISTALDO, Heloisa. MPF diz que Escola sem Partido é inconstitucional e impede o pluralismo. Empresa Brasil de Comunicação-EBC. Educação. Agência Brasil. Brasília, 22 jul. 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-07/mpf-diz-que-escola-sem-partido-e-insconstitucional-e-impede-o-pluralismo>. Acesso em: 30 out. 2018.

FERREIRA, Izalci L. Projeto de Lei 867, apresentado na Câmara dos Deputados em 23 de março de 2015. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668>. Acesso em: 14 out. 2018.

GRAMSCI, A. Temas para uma professora da Rede Municipal. Tradução não publicada de Regina Célia da Silva (CEL-UNICAMP). In: GRAMSCI, A. Sotto la Mole 1916-1920. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1960. p. 30-31.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Introdução ao Estudo da Filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Edição Carlos Nelson Coutinho. Coedição Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 6. Literatura. Folclore. Gramática. Apêndices: Variantes e índices. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. V. 2: 1921-1926. Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. v. 2: 1931-1937. Tradução de Luiz Sérgio Henriques; Organizadores: Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 3: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira, Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LIGUORI, Guido. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: ______. Cartas filosóficas & O Manifesto Comunista de 1848. São Paulo: Moraes, 1987.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec,1991.

MOREIRA, Armindo. Professor não é educador. Editora Autores Paranaenses, 2012.

O PROFESSOR da minha filha comparou Che Guevara a São Francisco de Assis. El País, Brasil, 25 jun. 2016. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/23/politica/1466654550_367696.html>. Acesso em: 14 out. 2018.

PENNA, Fernando. Ódio aos professores. Movimento Liberdade para Educar. Disponível em: <https://liberdadeparaensinar.wordpress.com/2015/09/18/o-odio-aos-professores/>. Acesso em: 29 out. 2018.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. S. Paulo: Autores Associados, 2009.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes, 1977.

ZINET, Caio. Especialistas desconstroem os 5 principais argumentos do Escola sem Partido. Centro de Referências em Educação Integral. 21 de julho de 2016. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/reportagens/especialistas-desconstroem-os-5-principais-argumentos-escola-sem-partido/>. Acesso em: 19 set. 2018.

Sites consultados

<http://www.escolasempartido.org/apresentacao>. Acesso em: 14 out. 2018.

<http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/569744-SEM-CONSENSO,-PROJETO-SOBRE-ESCOLA-SEM-PARTIDO-SERA-ARQUIVADO.html>. Acesso em: 14 out. 2018.

<http://www.escolasempartido.org/apresentacao>. Acesso em: 18 set. 2018.

<http://www.escolasempartido.org/quem-somos>. Acesso em: 14 out. 2018.

<http://escolasempartido.org/objetivos>. Acesso em: 14 out. 2018.

<http://www.escolasempartido.org/objetivos>. Acesso em: 18 set. 2018.

<http://www.programaescolasempartido.org/saiba-mais/>. Acesso em: 18 set. 2018.

<http://escolasempartido.org/planeje-sua-denuncia>. Acesso em: 14 out. 2018.

<http://www.programaescolasempartido.org/FAQs/>. Acesso em: 10 out. 2018.

<http://www.escolasempartido.org/faq>. Acesso em: 18 set. 2018.

<http://www.escolasempartido.org/o-papel-do-governo-categoria/278-ideologizacao-do-programa-escolar>. Acesso em: 14 set. 2018.

<http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668>. Acesso em: 12 out. 2018.

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 14 set. 2018.

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 14 set. 2018.

<http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat04198a&AN=unicamp.000921504&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site>. Acesso em: 14 set. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Silveira, R. J. T. (2019). Hegemonia e educação: contribuição para a crítica do movimento Escola Sem Partido, a partir de Antonio Gramsci (Hegemony and education: contribution of Antonio Gramsci to the criticism of the movement School Without Party). Crítica Educativa, 4(2), 124–141. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.347

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais