O ensinar e a função do professor: para além do uso da palavra como instrumento constituinte da informação e explicação (The teaching and the role of the teacher: beyond the use of the word as a constituent instrument of information and explanation)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.303Palavras-chave:
Educação. Ensino. Psicanálise na Educação.Resumo
O tema deste ensaio insere-se na discussão sobre o ensinar e a função do professor para além do uso da palavra como instrumento informativo e explicativo. O nosso objetivo é analisar criticamente a contradição presente nessa concepção de educar, que limita o sujeito como instrumento na competência técnica. O nosso questionamento central é compreender se teríamos outras formas de ensinar, que possam resultar numa concepção crítica para além da relação instrumental de causa e efeito. O método utilizado tem como proposição investigativa a Filosofia da Educação no campo da teoria crítica na análise do conceito de ensinar. Conclui-se que, ao se analisar o processo de (de)formação do sujeito em relação ao ensinar no campo educacional, deveria-se encontrar outros elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra para uma posição de igualdade que implica os sujeitos no uso da palavra num processo identificatório entre eu e o outro na passagem para a posição do saber.
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