O ensinar e a função do professor: para além do uso da palavra como instrumento constituinte da informação e explicação (The teaching and the role of the teacher: beyond the use of the word as a constituent instrument of information and explanation)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.303

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Psicanálise na Educação.

Resumo

O tema deste ensaio insere-se na discussão sobre o ensinar e a função do professor para além do uso da palavra como instrumento informativo e explicativo. O nosso objetivo é analisar criticamente a contradição presente nessa concepção de educar, que limita o sujeito como instrumento na competência técnica. O nosso questionamento central é compreender se teríamos outras formas de ensinar, que possam resultar numa concepção crítica para além da relação instrumental de causa e efeito. O método utilizado tem como proposição investigativa a Filosofia da Educação no campo da teoria crítica na análise do conceito de ensinar. Conclui-se que, ao se analisar o processo de (de)formação do sujeito em relação ao ensinar no campo educacional, deveria-se encontrar outros elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra para uma posição de igualdade que implica os sujeitos no uso da palavra num processo identificatório entre eu e o outro na passagem para a posição do saber.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduação em Educação Física (UNESP)

Mestre e doutor em Educação (Unicamp)

Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP)

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Rodrigues, R. (2018). O ensinar e a função do professor: para além do uso da palavra como instrumento constituinte da informação e explicação (The teaching and the role of the teacher: beyond the use of the word as a constituent instrument of information and explanation). Crítica Educativa, 4(1), 73–86. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.303

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais