Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma análise preliminar da abordagem dos conceitos na proposta curricular do Estado de São Paulo (Sustainable development and sustainability: a preliminary analysis of the approach of the concepts in Curricular Proposal of the State of São Paulo)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.302Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Proposta Curricular do Estado de São PauloResumo
Este artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em relação aos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Foram avaliados os materiais de apoio distribuídos aos(as) professores(as) (Caderno do Professor) e alunos(as) (Caderno do Aluno) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo tendo como objetivo responder a duas questões iniciais: os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade são propostos no documento Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos materiais de apoio? Se sim, como são propostos? Para tanto, revisamos todos os volumes do material de apoio das disciplinas de Ciências e Biologia a partir do primeiro ano do ciclo dois do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Após a análise, concluímos que os termos Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade são utilizados como se fossem sinônimos, o que de fato não o são. Além desse erro semântico, concluímos que os termos acima citados não estão conceitualmente descritos, evitando assim que professores(as) e alunos(as) apreendam o real significado de cada conceito.
Referências
BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Visões, Macaé, v. 1, n. 4, p.1-11, jun. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.fsma.edu.br/visoes/principal.html>. Acesso em: 06 abr. 2018.
CARVALHO, N. L. de; KERSTING, C.; ROSA, G.; FRUET, L.; BARCELLOS, A. L. de. Desenvolvimento sustentável x desenvolvimento econômico. Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 3, p. 109-117, dez. 2015. Quadrimestral. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/17768/pdf>. Acesso em: 06 abr. 2018.
CÓRDOVA, F. P.; SILVEIRA, D. T.; Unidade 2 - A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, p. 31. 2009. (Educação a Distância). Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2018.
CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2a ed. Tradução de Our common future. 1a ed. 1988. Rio de Janeiro: Editorada Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/12906958/Relatorio-Brundtland-Nosso-Futuro-Comum-Em-Portugues>. Acesso em: 06 abr. 2018.
CNUMAD – Conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Declaração do Rio de Janeiro. 1992. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141992000200013>. Acesso em: 05 abr. 2018.
O FUTURO QUE QUEREMOS. 2012. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/OFuturoqueQueremos_rascunho_zero.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
FERREIRA, L. C.; Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In: FERRARO JUNIOR, L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 315-321. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2018.
FREITAS, J.; Sustentabilidade: direito ao futuro. 3.ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016. 374 p.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book Metodologia do Trabalho Cientifico.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.
SÃO PAULO. Currículo do Estado De São Paulo: Ciências Da Natureza E Suas Tecnologias. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. Ed. Atual. – São Paulo: SE, 2012. 152 p.
SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; ciências, ensino fundamental – anos finais, 7ª série / 8º ano Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Cristina Leite, João Carlos Miguel Tomaz Micheletti Neto, Maíra Batistoni e Silva, Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira, Paulo Rogério Miranda Correia, Renata Alves Ribeiro, Ricardo Rechi Aguiar, YassukoHosoume. – São Paulo: SE, 2014. v. 2, 104 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.