Literatura infanto-juvenil, autoajuda e youtubers: diálogos com o ensino de literatura (Child-juvenile literature, self-help and youtubers: dialogues with literature teaching)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.289Palavras-chave:
Autoajuda. Literatura infanto-juvenil. Sociedade de consumo. Ensino de literatura. YouTubers.Resumo
O trabalho buscou colaborar com a compreensão sobre o papel do ensino de literatura na formação de leitores críticos capazes de lidar com as estratégias do mercado. A lista dos livros mais vendidos publicada no site PublishNews serviu como base, pois, a partir dos dados obtidos, foi constatado um elevado número de vendas de obras de autoajuda e infanto-juvenis, além de alta recente na procura por obras associadas a YouTubers, indicando, talvez, a consolidação de uma estratégia de mercado que reduz as possibilidades de escolhas. Estes dados direcionaram o olhar para uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo de obras destes tipos, o ensino de literatura, e o lugar da leitura na sociedade de consumo, sempre apoiado nas perspectivas de Leahy-Dios (2004) e Bauman (2008, 2010). A hipótese aqui elaborada é de que o ensino de literatura, pautado pelos diálogos propostos por diferentes obras literárias, das canônicas às líderes de vendas, a serem lidas e discutidas a partir de variadas perspectivas teóricas, instrumentalize os alunos para estabelecerem comparações com aquilo que o mercado lhes oferece, e, assim, terem autonomia para decidirem o que consumir, além de permitir o exercício do diálogo em torno da construção dos sentidos de suas leituras, em um processo de colaboração.
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