Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.282Palavras-chave:
Educação. Alienação. Pedagogia Histórico-Crítica. Marxismo.Resumo
Este artigo tem o objetivo discutir as possibilidades da educação formal como um dos mecanismos que pode contribuir para a suplantação da alienação do trabalho. Utiliza-se como recurso metodológico de investigação a pesquisa bibliográfica e o método do materialismo histórico e dialético. Para suplantar a alienação do trabalho capitalista é necessário que as classes trabalhadoras obtenham conhecimentos, mas não quaisquer tipos de conhecimento. Nesse sentido, acredita-se que a pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma alternativa que pode contribuir no sentido de guiar para a resistência em relação à sociedade capitalista desumana e degradante, trazendo a esperança de que possamos ter uma sociedade socialista. O papel fundamental dessa pedagogia é o de instrumentalizar por meio dos conhecimentos, tratados de forma intencional, crítica, emancipadora e transformadora, as classes populares, os dominados para que possam compreender as contradições nas quais se encontram inseridos e possam lutar por uma sociedade mais justa e igualitária de fato e não apenas de direito.Referências
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