Saber estatístico e discurso estatístico: o não-dito e o clichê
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.28Palavras-chave:
, Saber estatístico. Discurso estatístico. Pesquisa educacional.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a formação do discurso estatístico e sua utilização no campo educacional para criar um sentido de verdade absoluta e incontestável. Partimos da hipótese de que este processo tem trazido consequências prejudiciais tanto para o campo educacional quanto para o campo estatístico, tais como a perda de autonomia dos agentes para interpretarem e decidirem; fortalecimento de iniquidades escolares; e alienação do produtor de seu produto. Nesta perspectiva, nosso trabalho tem por foco a análise crítica das diferenças entre saber estatístico e discurso estatístico, para compreender os procedimento e instrumentos que permitem a transformação do primeiro no segundo. Assim, observamos a migração de produtos e capitais entre campos (do campo estatístico para o campo educacional), a sua apropriação e deslocamento – que envolvem a ocultação de elementos anteriormente presentes (os não-ditos) e apelam para a repetição de estruturas de simples compreensão (os clichês) – tendo em vista a sua utilização como produto e insumo em um mercado específico.
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