Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Bruno dos Santos Joaquim Universidade Federal de São Paulo
  • Lucila Pesce Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.244

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Empoderamento. Inclusão Digital. Educação ao Longo da Vida.

Resumo

O presente artigo configura-se, em termos metodológicos, como um estudo teórico-conceitual, que tem por objetivo desenvolver uma análise teórica da disputa semântica existente entre o mainstream e a perspectiva crítica/humanista, no uso de três conceitos fundamentais para os estudos sobre inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos: a) inclusão digital; b) empoderamento; c) educação ao longo da vida. Eles se configuram como arenas de disputa entre forças conservadoras, que têm por base o pensamento liberal e forças progressistas, que têm por fundamento a contestação das relações de poder. O conceito de inclusão digital pode ser entendido apenas como acesso aos bens tecnológicos ou como pressuposto para o exercício da cidadania. O conceito de empoderamento é apropriado pelo pensamento liberal, em seu sentido de emancipação individual, enquanto a perspectiva freireana o entende como um processo de emancipação de classe. O conceito de educação ao longo da vida se constituiu, por um lado, a partir de uma concepção de capacitação para o mercado e, por outro, a partir da concepção de formação integral. O processo de inclusão digital na EJA não pode se furtar a dialogar com as duas tendências, pois a qualificação dos sujeitos adultos para a vida profissional é parte de seus objetivos, mas é preciso estar atento, para que esta não se torne sua finalidade maior. 

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Joaquim, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (EFLCH -UNIFESP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor e Coordenador do Colégio Jean Piaget - Santos. Tem experiência na área de Sociologia, Geografia e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, web 2.0, tecnologia educacional e educação de jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (EFLCH/UNIFESP).

Lucila Pesce, Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Membro do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro de três redes internacionais de pesquisa: REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio), REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES). Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagens Hipermidiáticas e Políticas de Formação de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Inicial de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Continuada de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Educação Básica

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Joaquim, B. dos S., & Pesce, L. (2018). Inclusão digital, empoderamento e educação ao longo da vida: conceitos em disputa no campo da Educação de Jovens e Adultos. Crítica Educativa, 3(3), 185–199. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.244

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais