Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.22Palavras-chave:
TIC. Políticas educacionais. Formação inicial de professores.Resumo
Reconhecendo a importância que as tecnologias têm em todos os domínios da sociedade em geral e da aprendizagem em particular, este artigo responde às seguintes perguntas: Que lugar têm as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na agenda educativa internacional? Que lugar têm as TIC nas políticas de formação inicial de professores (FIP) do ensino básico em Portugal? Tendo por referência a perspetiva de Dale (2004), que afirma que as políticas locais representam versões adaptadas de outras de nível mundial e de que este processo ocorre na conjunção de influências e interdependências das múltiplas conexões entre o global, o distante e o local (BALL, 2001), foram analisados documentos que orientam as políticas da educação internacionais e nacionais, em relação às TIC e à sua presença na formação inicial de professores (FIP). A análise do conteúdo desses documentos permitiu concluir que existem tensões entre a importância que é dada às TIC nas políticas internacionais e o lugar que elas têm nas políticas de educação portuguesas de FIP.
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