Movimentos conservadores no âmbito da educação no Brasil: disputas que marcaram a conjuntura 2014 a 2018 (Conservative movements in the education scope in Brazil: disputes that marked the conjuncture from 2014 to 2018)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.353Palavras-chave:
Movimentos Sociais. Educação. Projeto Político.Resumo
Este trabalho objetiva analisar movimentos conservadores na área da educação, no período de 2014 a 2018, no Brasil. É fruto de pesquisa documental. São escolhidos três movimentos que têm na sua pauta a educação e que se mostram conservadores em relação ao projeto de sociedade, ao papel do Estado na efetivação de direitos sociais e à gestão educacional. São eles: Movimento Brasil Livre, Escola Sem Partido e Todos pela Educação. São estudados levando em conta as reflexões de Bringel (2016), Dagnino (2004) e Gohn (1997, 2003, 2013 e 2017). Na conjuntura estudada há fortalecimento de um projeto político conservador e autoritário de sociedade, que se espalha para a educação. Os movimentos utilizam o espaço público e as redes sociais digitais como meio de difusão de ideologia e das suas pautas políticas. Os movimentos conservadores atraem a classe trabalhadora sob bandeiras que criam certa ilusão sobre a sociedade e a educação.
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