Possibilidades e desafios no PROEJA: um estudo de caso através de entrevistas com professores (Possibilities and challenges in PROEJA: a case study through interviews with teachers)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.115Palavras-chave:
PROEJA. Educação Profissional e Tecnológica. Evasão. Juvenilização.Resumo
Frente às mudanças nas configurações do trabalho e da educação, que ocorreram ao longo do século XX e perduram na atualidade, busca-se através desse artigo debater algumas questões que envolvem o PROEJA. Através de revisão bibliográfica e documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes no Programa em um colégio da região central do Rio Grande do Sul, buscou-se compreender algumas das possibilidades e desafios que permeiam o Programa. A partir da análise qualitativa destas fontes, foram selecionados dois pontos de análise: os processos de evasão e juvenilização para o PROEJA. Verifica-se que os desafios são muitos, mas, em contraponto, destacam-se os pontos positivos que remetem à possibilidade da formação ampliada, a partir da integração entre vários saberes, visando a superação da unilateralidade voltada estritamente para as necessidades do mercado, novas oportunidades de emprego e a possibilidade do prosseguimento dos estudos, além da função social inclusiva que os cursos atendem.
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