As pesquisas sobre políticas inclusivas: em busca de contexto (Researches about inclusive policies: in search of context)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.90Palabras clave:
Políticas públicas. Deficiências. Educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.Resumen
O artigo analisa as relações entre as políticas educacionais relativas à deficiência e as dinâmicas socioeducacionais, com base na produção acadêmica brasileira em revistas indexadas na base de dados Scielo, desde 2010. Foram utilizados os descritores “educação especial”, “inclusão” e “deficiência”. Uma concentração das publicações em revista específica (educação especial), com disseminação em revistas de educação em geral foi observada. Organizados nas categorias “política” e “aplicação”, os trabalhos da primeira categoria se concentraram em analisar as bases conceptuais, com pouca ênfase nas relações com o contexto global e as políticas municipais, enquanto os da segunda tiveram maior ênfase na capacitação dos agentes, situando no professor e em sua formação a maior parte das dificuldades da política, havendo poucas tentativas de relacionar a atual política com a produção de exclusão social.
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