NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: UNA APROXIMACIÓN AL YO COMO EXPERIENCIA ESTÉTICA DE INVESTIGADORES ENTRETEJIDOS EM “COLCHA DE RETAZOS”

Autores/as

  • Kiara Maia de Oliveira Filiação: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestra Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), professora da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba - SP.
  • Nataly Chaves de Freitas Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Doutoranda em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Bolsista Capes - PROSUP. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora da Rede Municipal de Castanhal-PA.
  • Kaylla Ariane Prado Barros Araújo Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Cursando Mestrado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião - SP.
  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Docente no programa de pós-graduação em Educação. Doutora em Educação (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id558

Resumen

Este artículo es el resultado de los estudios llevados a cabo en el proyecto Narrativa (auto) biográfica pictórica: representaciones sociales en la experiencia estética de trayectorias formativas. Centrándonos en el dispositivo formativo e investigativo “Colcha de retazos” desarrollado por Berkenbrock-Rosito (2014), como propuesta de formación de docentes, gestores e investigadores através de narrativas (auto) biográficas en su dimensión escrita, pictórica y oral. Así, se asume el concepto de estética en Schiller (2002), que reside en la articulación entre lo sensible y la razón, en Freire (2010), la estética como desarrollo de la autonomía y la emancipación. El concepto de experiencia estética en Adorno (2000). Se utiliza la metodología Colcha de retazos (BERKENBROCK-ROSITO, 2014) para elaborar parches que componen la historia del camino formativo de cada investigador. Estas producciones pictóricas son objeto de análisis en este estudio. La constitución de la historicidad del investigador es de suma importancia para un trabajo de investigación con enfoque cualitativo. Una hermenéutica de la narrativa (auto) biográfica permite al investigador expresar el carácter histórico de la tradición en su visión del mundo al narrarse a sí mismos. En esta perspectiva, la historicidad de los investigadores se amplía desde el enfoque hermenéutico, en Gadamer (2000, 2007), sobre todo, el arte de narrar en la dimensión pictórica se presenta como una posibilidad de un conocimiento epistémico, haciendo uso de diferentes lenguajes: escrito, oral y pictórica.

Biografía del autor/a

Kiara Maia de Oliveira, Filiação: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestra Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), professora da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba - SP.

Atualmente é mestranda no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo com vistas a contribuir com a linha de pesquisa Subjetividades, Formações e Aprendizagens, vincula-se a uma pesquisa maior cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenada por Berkenbrock-Rosito, intitulada ?NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA PICTOGRÁFICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DOS PERCURSOS FORMATIVOS?. Bolsista PROSUP-CAPES. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, 2019. Possui participação em pesquisas iniciais: de iniciação a docência (premiada em 2017 como melhor PIBID), de iniciação cientifica (indicada ao premio no CONIC 2018), e ainda o projeto Residência Pedagógica, financiado pela CAPES em que experimentou uma imersão a docência . Tem experiência na área de Educação.

Nataly Chaves de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Doutoranda em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Bolsista Capes - PROSUP. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora da Rede Municipal de Castanhal-PA.

Está cursando Doutorado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo, com bolsa Capes do Programa PROSUP. Participa do grupo de pesquisa ?Narrativa (auto)biográfica Pictográfica: representações sociais da experiência estética nos processos formativos?. É Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), foi bolsista CAPES pelo programa PROSUP, na categoria taxa. Seu interesse por um mestrado interdisciplinar foi motivado pela possibilidade de realizar uma pesquisa que estabeleça diálogo, trânsitos e conexões nas diferentes áreas do conhecimento. Possui treze anos de atuação docente tendo a oportunidade de ministrar aulas nas disciplinas de Matemática, Artes, LIBRAS e Física, em toda a Educação Básica, ama sua profissão e seus alunos. Na Gestão teve a oportunidade Coordenar o Polo de Educação a Distância da Unicesumar e Assessorar pedagogicamente a Secretaria Municipal de Educação em Castanhal realizando um trabalho direcionado a formação continuada dos professores e especialistas da Rede. Neste espaço ampliou suas experiências em elaboração e execução de projetos culturais e educacionais, e organização de eventos. Em sua atividade docente propõe experiências entrelaçadas aos estudos acadêmicos, investigações empíricas e teóricas na tentativa de fortalecer o elo do ensino e da aprendizagem significativa para o aluno, responsivo para o professor e para a sociedade.

Kaylla Ariane Prado Barros Araújo, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Cursando Mestrado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião - SP.

Possui graduação em Letras - Português e Inglês - Módulo Centro Universitário (2006), com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas e Especialização na área de Literatura pela UNITAU (2011). Atuou como professora do Ensino Superior na Faculdade de São Sebastião (FASS) junto às disciplinas de Linguística Aplicada e Língua Portuguesa no curso de Letras. Lecionou também no Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular nas unidades do Sistema Objetivo, além de ser efetiva como professora de língua portuguesa da educação básica II da Prefeitura de São Sebastião. Cursa Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade da cidade de São Paulo (UNICID), tendo como linha de pesquisa Sujeitos, formação e aprendizagem e como orientadora a professora Dra Margaréte May Berkenbrock Rosito.

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Docente no programa de pós-graduação em Educação. Doutora em Educação (UNICAMP).

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1985),Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP (2002). Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade São Paulo, Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa As contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Membro do Grupo de Pesquisa ? GEPIEM ? cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Profa. Dra. Lúcia Peres ? UFPel e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM-RS). Pesquisadora Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais -Educação (CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas). Editora da Revista online Revista @mbienteeducação, vinculada ao programa de Mestrado em Educação/UNICID.Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: Unicid.Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Comitê Gestor de Publicações Acadêmicas da Cruzeiro do Sul.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Maia de Oliveira, K., Chaves de Freitas, N. ., Prado Barros Araújo, K. A. ., & Berkenbrock-Rosito, M. M. (2022). NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: UNA APROXIMACIÓN AL YO COMO EXPERIENCIA ESTÉTICA DE INVESTIGADORES ENTRETEJIDOS EM “COLCHA DE RETAZOS”. Crítica Educativa, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id558

Número

Sección

Dossie Modos de Narrar a Vida