PROYECTO ESCUELA CONSTITUYENTE: UN LEGADO DE LA EXPERIENCIA DE LA ESCUELA CIUDADANA DE PORTO ALEGRE/RS

Autores/as

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id487

Resumen

El artículo presenta la experiencia del Proyecto Constituyente Escolar, que dio lugar al Documento- referencia de la Escuela Ciudadana de Porto Alegre. Destaca el proceso participativo realizado con todos los segmentos (miembros/estamentos) de la comunidad escolar (educativa), se analizan algunos de los principios y conceptos estructurantes de la Escuela Ciudadana gestionada en contexto de la política educativa de la Administración Popular en este (el) período (1993-1996).  Las consideraciones finales invitan al diálogo sobre el legado del Proyecto Escolar Constituyente, teniendo en cuenta sus contribuciones a la reflexión sobre los desafíos actuales de la Escuela Ciudadana en Porto Alegre.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Souza de Freitas, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela PUCRS (2004) com Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University (2015). Atualmente morando em Paris, é professora pesquisadora visitante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Avaliação e Gestão da Educação (CNPq). Dedica-se ao projeto ?Cartas Pedagógicas e outros registros: legado e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outros autores autoras? por meio do qual revisita a tese da Pedagogia do Inédito-viável (2004), atualizando proposições metodológicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas. É autora dos livros Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001) e Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência (Méritos, 2014); coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013), Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro e curiosidade epistemológica. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, tendo exercido a função de coordenação geral do evento em duas edições e integrado a Comissão Coordenadora Estadual em diversas edições, além de exercer, nos últimos anos, a coordenação do eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras. Foi professora da Rede Estadual do RS e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED. Atuou como docente no UNILASALLE, na UERGS, na PUCRS, na FURG e na UNISINOS. No Unilasalle, integrou o Núcleo de Educação Popular, vinculada ao Projeto Sonho Possível que deu origem à Escola La Salle Sapucaia do Sul, organizada por ciclos de formação. Integrou a Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Participativa na UERGS. Integrou a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS e exerceu a Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Pedagogia. Na UNISINOS, integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Também integrou a Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa (CPAA). Possui graduação em Pedagogia pela FAPA (1991), com habilitação em Supervisão Escolar e mestrado em Educação pela PUCRS (1999).

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Souza de Freitas, A. L. (2020). PROYECTO ESCUELA CONSTITUYENTE: UN LEGADO DE LA EXPERIENCIA DE LA ESCUELA CIUDADANA DE PORTO ALEGRE/RS. Crítica Educativa, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id487

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais