A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS COM CRIANÇAS
ASPECTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id442Palabras clave:
Pesquisa com crianças, Estudos da criança, Docência, Educação infantilResumen
Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo discutir e, ao mesmo tempo, ser propositivo no sentido de apresentar tendências teóricas e metodológicas do campo aberto pelos Estudos da Criança e que podem contribuir para a docência na educação infantil por meio das possibilidades apontadas pelas pesquisas com crianças. A partir das contribuições do campo das pesquisas com crianças vemos que no cotidiano da educação infantil também podemos utilizar diversas formas de considerar as culturas infantis, de compreendê-las e de registrar as manifestações que as crianças apresentam principalmente por meio do brincar. As pesquisas com crianças nos apontam que a proposição de atividades que não se pautam exclusivamente no uso da linguagem oral e escrita pode se caracterizar como um meio alternativo por meio dos usos da arte possibilitar que as crianças expressem suas ideias e opiniões.
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