Memorial Descritivo como processo de avaliação da aprendizagem na residência multiprofissional (Descriptive memorial as a process of evaluation of learning in multiprofessional residence)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.441

Palabras clave:

Memorial Descritivo. Residência Multiprofissional. Ensino-aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do Memorial Descritivo como parte do processo de avaliação da aprendizagem no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados, realizado no Hospital São Julião, no município de Campo Grande-MS. A avaliação da aprendizagem é vista como uma forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao residente verificar seu aprendizado e rever projetos profissionais, aperfeiçoando o fazer profissional. Objetiva atrair atenção para o tema, trazendo a importância do Memorial Descritivo como estratégia de formação profissional dentro da Residência em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo na forma de um relato de experiência. Conclui-se que o Memorial, tido como processo de avaliação da aprendizagem, promove a transformação social, objetivando o avanço e o crescimento do residente como profissional da área da saúde.

Biografía del autor/a

Eli Fernanda Brandão Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Assistente Social do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e especialista em Gestão das Políticas Sociais pela Faculdade de Educação São Luis

Maria de Fátima Bregolato Rubira de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Docente e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de concentração: Atenção à Saúde do Idoso (PREMUS CCI) UFMS/HOSPITAL SÃO JULIÃO/ESP/SES

Citas

ALBUQUERQUE, M. P., FRISON, L. M. B. PORTO, G. C. Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Rev. Bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 73-86, jan./abr. 2014.

AMORIM, I. B; SANTOS, G. A. C; VIRGÍLIO, J. M. O memorial na formação do pedagogo: narrativas de um processo dialógico. Cairu em Revista - Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade, v. 1, p. 105-118, 2012. Disponível em: <http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2012_2/8_MEMORIAL_FORMACAO_PEDAGOGO_Geisa_105_118.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2019.

BAIBICH, T. M. Memorial acadêmico para Professor Titular. Educ. Rev., Curitiba, n. 65, p. 285-315, Sept. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100291&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 nov. 2019.

BOLSANELLO, M. A. Memorial acadêmico de uma professora universitária: sentido e significado. Educ. Rev., Curitiba, n. 64, p. 317-342, Jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000200317&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília-DF: Humanizasus, 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2019.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiencia e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995.

DUARTE, C. E. L. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Como os Professores Estão Praticando a Avaliação na Escola. Rev. Holos. (online), Rio Grande do Norte, v. 8, p. 53-67, 2015.

FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. (Coleção Leitura).

FREITAS, D. S. L.; SOUZA JR., A. J. Importância do Memorial enquanto estratégia de formação profissional no Projeto Veredas. Rev. Olhares & Trilhas (Eseba/ UFU), v. 5, p. 23-31, 2004.

LOPES, M. et. al. Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016: Cuidados Continuados Integrados em Portugal – analisando o presente, perspectivando o futuro. [em linha]. Évora: Universidade Évora, Alto Comissariado da Saúde, Ministério da Saúde, outubro de 2010. Universidade Nova de Lisboa (outubro, 2010).

OLIVEIRA, F. A. et al. Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 2,n. 1, p. 150-162, 2012.

PETROSKI, F. R., OLIVEIRA, M. O Memorial Descritivo como processo de avaliação do curso profuncionário Turma 2015 do IFPR - EAD. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação , 2015, Curitiba. Anais III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH-Grupo de Trabalho - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação Básica. Curitiba: PUCPR – Campus Curitiba, p. 4234– 4246, 2015.

PINHEIRO, E. A. A prática de cuidados continuados integrados ao idoso no Sistema Único de Saúde e nos territórios de reintegração familiar em Campo Grande/MS. 2017.162 f. Dissertação (mestrado em desenvolvimento local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2017.

PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, G. G., V. T; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. 2ª ed. Campinas: Alínea, v. 1, p. 45-60, 2007.

RIBEIRO, F. V. Memorial Descritivo. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 194, p. 135-144, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37512>. Acesso em: 06 nov. 2019

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2002

SHIKASHO, L. Os programas de residência e a integralidade da atenção: um estudo sobre a micropolítica do trabalho e da formação em saúde. [Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. 2013.

SILVA, A. P. P. et. al. Percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicas. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 3, p. 900-918, set./dez., 2017.

SOUZA, N. R. Memorial Descritivo. Memorial apresentado como requisito ao cargo de Professor Titular, no Plano de carreira do magistério de ensino superior da Universidade Federal do Paraná – UFPR, 2016. Disponível em: <https://www.ufpr.br/portalufpr/wpcontent/uploads/2016/10/nelson_rosario_de_souza.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2019.

UFMS. Conselho de Faculdade da Faculdade de Medicina. Resolução nº 46, de 27 de Fevereiro de 2018a. Aprova o Regulamento Interno do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS-CCI), Área de Concentração: Atenção à Saúde do Idoso, da Faculdade de Medicina da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, anexo a esta Resolução. Boletim Oficial nº 6759, p. 215, 2018.

UFMS. Conselho de Faculdade da Faculdade de Medicina. Resolução nº 72, de 27 de Março de 2018b. Aprova o Projeto Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS-CCI), Área de Concentração: Atenção à Saúde do Idoso, da Faculdade de Medicina da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, anexo a esta Resolução. Boletim Oficial nº 6760, p. 80, 2018.

UFMS. Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Resolução nº 183, de 18 de Dezembro de 2013. Aprova as Normas dos Programas de Residência em Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que compreendem os Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, nos termos do Anexo desta Resolução Boletim Oficial nº 5692, p. 11, 2013.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Lopes, E. F. B., & Assis, M. de F. B. R. de. (2020). Memorial Descritivo como processo de avaliação da aprendizagem na residência multiprofissional (Descriptive memorial as a process of evaluation of learning in multiprofessional residence). Crítica Educativa, 5(2), 92–103. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.441

Número

Sección

Relatos de experiência