As epistemes e a produção de saberes na contemporaneidade (Epistemes and the production of knowledge in contemporary times)

Autores/as

  • Luciel Antônio da Silva Macêdo
  • Eduardo Paiva de Pontes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.399

Palabras clave:

Educação. Epistemes. Pós-Modernidade. Michel Foucault.

Resumen

O artigo tem como objetivo discorrer sobre as condições epistêmicas que tornaram possíveis em cada período analisado a produção de saberes científicos, expressos por meio de discursos, e como esses discursos podem se constituir em práticas doutorais ou em demandas formativas na contemporaneidade. O estudo é baseado em pressupostos do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no conceito de episteme, o que nos possibilita compreender a produção dos saberes como resultado de um processo histórico e conjecturar uma episteme pós-moderna com enunciados que problematizem os saberes assumidos como verdades inquestionáveis e impulsionem práticas doutorais para além do racionalismo científico.

Biografía del autor/a

Luciel Antônio da Silva Macêdo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará e integrante do Grupo de Estudos em História e Filosofia das Ciências e da Educação. É professor de Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e participa como redator na área de Ciências, para implantação da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental. ORCID: <0000-0002-7849-689X>. E-mail: lucielmacedo@yahoo.com.br

Eduardo Paiva de Pontes Vieira

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professor do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA e Integrante do Grupo de Estudos em Filosofia e História das Ciências e da Educação, Docente permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Acadêmico) e Docência em Educação em Ciências (Profissional) da UFPA ORCID: <0000-0003-1641-7014>. E-mail: epontesvieira@gmail.com; eppv@ufpa.br

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Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Macêdo, L. A. da S., & Vieira, E. P. de P. (2020). As epistemes e a produção de saberes na contemporaneidade (Epistemes and the production of knowledge in contemporary times). Crítica Educativa, 5(2), 33–42. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.399

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais