Lukács, educação e pesquisa (Lukács, education and research)

Autores/as

  • Rafael Rossi Docente vinculado à Faculdade de Educação da UFMS em Campo Grande - MS.
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho Docente no Departamento de Educação Física da UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.376

Palabras clave:

Educação. Totalidade. Perspectiva Ontológica.

Resumen

O presente artigo se constitui num esforço investigativo de explicitação da dinâmica real que a educação, enquanto complexo social, desempenha com a totalidade social. Baseamo-nos nas elaborações do filósofo húngaro Gyorgy Lukács, em especial na sua obra de maturidade: “Para uma Ontologia do Ser Social”. Esta escolha não se deu apenas por critérios acadêmicos ou teóricos. Por outro lado, as pesquisas educacionais baseadas na ontologia de Lukács são extremamente raras no Brasil e no mundo. Entendemos que a educação precisa ser analisada em face do movimento essencial que estrutura e matriza a realidade objetiva, entendida enquanto síntese de “múltiplas determinações” como Marx nos explica. Desse modo, poderemos apreender os limites e as possibilidades dessa dimensão social, sem sobrecarregá-la ou desvalorizá-la apressadamente. Antes de procurarmos entender a educação com base apenas nas distintas definições e conceitos já elaborados pelos vários autores que estudaram e estudam esta temática, compreendemos que é necessário analisar sua origem histórica e ontológica em articulação com a atividade sensível vital que permitiu o surgimento do ser social: o trabalho. A partir disso, podemos avançar para um entendimento da educação em face da totalidade, para além dos otimismos idealistas e, igualmente, contra as perspectivas imobilistas. Sobre isto abordamos neste artigo, com intuito de divulgar e contribuir com o avanço de pesquisas educacionais baseadas numa perspectiva ontológica.

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Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Rossi, R., & Viotto Filho, I. A. T. (2020). Lukács, educação e pesquisa (Lukács, education and research). Crítica Educativa, 5(2), 3–14. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.376

Número

Sección

Artigos e ensaios nacionais