Paradigmas nacionalistas e concepções acerca da educação no Brasil: cientificismo, nacionalismo e ciências normativas para a ordem e o progresso (Nationalist paradigms and conceptions about education in Brazil: scientism, nationalism and normative sciences for order and progress)

Autores/as

  • Jefferson Rodrigues Barbosa Unesp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.358

Palabras clave:

Educação. Paradigmas. Sociologia. Cientificismo.

Resumen

Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica. No texto se afirma que no Brasil do século XX, o debate entre intelectuais sobre proposições acerca do Estado e das políticas educacionais, no período da gênese republicana, era orientado para a busca do que foi denominado “modernização da Nação”. À direita do espectro político, estes debates propiciaram manifestações marcadas por influências de concepções conservadoras e liberais, entretanto, as polêmicas e projetos sobre a educação nacional aqui se concretizaram em paradigmas também de fundamentos organicistas e cientificistas. Estas concepções sobre educação, sociedade e política receberam grande influência do positivismo e do funcionalismo, marcando as proposições sobre a educação no Brasil sob uma perspectiva instrumental para a orientação de condutas normatizadas para a propalada “ordem e o progresso”.

Biografía del autor/a

Jefferson Rodrigues Barbosa, Unesp

Jefferson Rodrigues Barbosa é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Estadual Paulista UNESP/FFC. Pesquisador e professor em Teoria Política, investiga intelectuais, ideologias e partidos políticos de direita. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Política no Mundo do Trabalho, cadastrado no CNPq e do do Grupo de Pesquisa "Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes" do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais -CLACSO. É Tutor do Programa de Educação TutorIal - PET/Ciências Sociais (FNDE-MEC). E, obteve financiamento da CAPES, CNPq e PET-MEC, apresentando os resultados de suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais na área de Ciências Humanas.

Citas

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

Barbosa, J. R. (2019). Paradigmas nacionalistas e concepções acerca da educação no Brasil: cientificismo, nacionalismo e ciências normativas para a ordem e o progresso (Nationalist paradigms and conceptions about education in Brazil: scientism, nationalism and normative sciences for order and progress). Crítica Educativa, 4(2), 92–104. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.358

Número

Sección

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais